E agora? Carro autônomo comete infração e polícia não sabe quem multar

Um carro autônomo cometeu uma infração e foi parado pela polícia. Mas, sem um motorista para culpar, quem leva a multa? Entenda o caso.

Um carro autônomo que funciona como táxi se envolveu em uma situação no mínimo curiosa nos Estados Unidos. O veículo cometeu uma infração de trânsito, foi parado pela polícia, mas ninguém pôde ser multado, gerando um debate sobre o futuro das leis. Acompanhe o Garagem360 e entenda a história!

O que aconteceu com o carro autônomo da Waymo?

O caso aconteceu na última sexta-feira, 26 de setembro, na cidade de San Bruno, na Califórnia. Um Jaguar I-Pace, operado pela Waymo (empresa de tecnologia do Google) como um táxi-robô, foi flagrado por policiais fazendo uma conversão proibida.

Carro autônomo
Foto: Reprodução / Facebook (San Bruno Police Departament)

A princípio, os agentes de segurança agiram como em qualquer outra abordagem: ligaram as sirenes e mandaram o veículo parar.

O carro obedeceu prontamente. A surpresa veio quando os policiais se aproximaram da janela e encontraram o banco do motorista completamente vazio. Sem um condutor para responsabilizar, eles ficaram de mãos atadas e não registraram a infração.

Mas a lei não prevê multa para carros sem motorista?

Atualmente, não. A legislação da Califórnia, um dos locais mais avançados na liberação de carros autônomos, ainda não possui regras claras sobre como multar um veículo sem motorista por uma infração de movimento. A situação foi levada com bom humor pelo próprio departamento de polícia local.

Em uma publicação nas redes sociais, a polícia de San Bruno brincou: “Nossos talões de multa não têm um campo para ‘robô‘”. Apesar de não aplicarem a multa, os agentes informaram que entraram em contato com a Waymo para relatar a falha do sistema.

Pontos importantes sobre o caso

  • Tecnologia vs. Lei: o avanço dos carros autônomos está mais rápido que a criação de leis para regulá-los.
  • Responsabilidade: o debate principal é: quem é o responsável pela infração? O dono, a empresa que criou o software ou o próprio carro?
  • Realidade no Brasil: a circulação de veículos 100% autônomos ainda não é permitida no país, e o tema segue em discussão na Câmara dos Deputados.
  • Aprendizado: casos como este servem de exemplo para a futura legislação brasileira.

A Waymo afirma em seu site que seus veículos são treinados para reconhecer e interagir com as autoridades em situações como essa, e que uma equipe de suporte remoto está sempre disponível para auxiliar.

Ainda assim, o incidente mostra um dos muitos desafios que a tecnologia dos carros autônomos precisará superar antes de se tornar uma realidade comum nas ruas, inclusive no Brasil.

Na sua opinião, quem deveria pagar a multa em um caso como esse? A empresa ou o carro? Deixe seu comentário!

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.