Março de 2023 e taxa de juros ainda alta no Brasil segundo especialistas. Neste cenário vale a pena investir em um carro neste ano? Para a grande maioria dos brasileiros sim.
Pesquisa aponta o perfil de quem busca um novo carro
Segundo pesquisa realizada pela plataforma automotiva Webmotors, 91% dos brasileiros têm interesse em comprar ou trocar de carro em 2023.
Ainda segundo a fonte, 66% dos interessados pretendem fazer a aquisição ainda no primeiro semestre do ano. Ao mesmo tempo, 78% já possuem um veículo e desses, 22% o têm a mais de seis anos, enquanto 21% compraram há apenas um ano.
VEJA TAMBÉM
A pesquisa mostra ainda que 70% dos usuários que possuem um carro há um ou dois anos, esperam trocá-los até o primeiro semestre.
Motivos dos brasileiros para comprar um novo carro
De acordo com a Webmotors, entre as principais razões usadas pelo público para trocar de carro ou obter um novo estão: o carro atual estar velho (29%), a necessidade de um modelo mais potente (12%), além de a família ter aumentado, e assim, precisar de mais espaço (11%).
Preferências dos brasileiros
Antes mesmo de trazer as principais escolhas do público, é importante deixar claro que eles também podem ser a preferência dos ladrões. Veja os principais alvos de roubos e furtos em São Paulo, cidade mais populosa do país.
Desta forma, a pesquisa com 2.095 usuários entre outubro e dezembro de 2022 apontou que os modelos SUVs com motor flex são os preferidos de quem pretender trocar de carro.
Por outro lado, os modelos de carroceria hatch e sedã são os favoritos de quem ainda não possui um veículo.
O respondentes que possuem entre 36 e 45 anos são os principais interessados nos SUVs com motor flex (33%). Já a preferência pelos sedãs está mais concentrada nas regiões norte e centro-oeste do país.
Pela ordem, quem procura um novo carro, prefere: SUV (39%), sedã (29%), hatch (16%), picape (10%) e perua (3%). Além disso, a maioria prefere modelos com motor flex (67,2%), seguido pelos optantes de motor a gasolina (13,5%), híbrido (8,4%), diesel (7,9%), elétrico (1,6%) e, por fim, GNV (1,4%).
Por fim, 35% pretendem comprar um veículo 0km, enquanto 65% querem um seminovo. A maioria da pessoas que já possuem um carro, esperam utilizá-lo como entrada (77%).
Já que o SUV é o tipo de veículo preferido do público, veja todos os detalhes da chegada do novo Hyundai Creta N Line Night Edition ao Brasil, uma das grandes novidades da categoria.