Dunlop bate marca de 1 milhão de pneus para veículos pesados feitos no Brasil
A Dunlop, fabricante de pneus de origem japonesa, alcançou o marco de um milhão de pneus para pesados produzidos no Brasil; saiba mais
A Dunlop, fabricante de pneus japonesa com produção ativa no mercado brasileiro desde 2013, acaba de anunciar o marco de 1 milhão de pneus para veículos pesados fabricados em sua unidade situada em na grande Curitiba, no Paraná.
Dunlop atinge 1 milhão de pneus de pesados produzidos no país e segue expansão
A Dunlop superou a marca de 1 milhão de pneus para veículos pesados produzidos na fábrica de Fazenda Rio Grande, no Paraná. O feito foi alcançado em outubro deste ano. A meta foi alcançada logo depois de superar a marca de 40 milhões de pneus para veículos leves em junho.
Em operação no país desde 2011, a Sumitomo Rubber do Brasil – detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo – começou a produzir pneus para veículos pesados em 2019.
Agora a expectativa é que este número cresça ainda mais, já que no ano passado foram anunciados investimentos da ordem de R$ 1,06 bilhão para expansão da fábrica e a consequente ampliação da produção chegando a 2,2 mil pneus para veículos pesados por dia até 2025.
Tecnologia sem emendas garante melhor desempenho e segurança
Conforme anunciado pela marca, todos os pneus produzidos pela Sumitomo Rubber no Brasil contam com a tecnologia patenteada Taiyo (Sun) System, método de fabricação sem emendas nas partes de borracha que permite pneus mais uniformes, com mais desempenho e segurança aos usuários.
Importada no Japão, a tecnologia foi desenvolvida com alta precisão e contempla importantes diferenciais que superam o método de fabricação convencional de pneus.
“O ano de 2022 tem sido muito especial para nós da Dunlop. Depois de superar os 40 milhões de pneus para veículos leves produzidos, agora chegamos a 1 milhão de pneus para veículos pesados. Estes números comprovam que o trabalho realizado até aqui tem gerado bons frutos e isso só é possível com planejamento e determinação”, afirma o gerente de Planejamento e Controle de Produção, Luiz Gustavo Leite Cipullo.
Hoje, 80% da produção da empresa é destinada ao mercado de reposição, e 20% tem o foco em parcerias com montadoras, que usam os pneus da linha como produtos originais nos veículos, como é o caso da nova linha do Honda City (hatch e sedã), bem como o novo Abarth Pulse.
Ampliação da capacidade de produção
A atual operação da marca no país tem uma capacidade de produção de, em média, 19 mil pneus ao dia, sendo 18 mil destinados a veículos leves e 1 mil para veículos pesados.
Com o investimento que visa expandir a fábrica, a marca espera alcançar uma produção diária de 23 mil pneus para veículos leves, o que representa um aumento de 28% na produção. Esse novo percentual deve ser atingido em 2024.
Já em 2025, a linha de produção de pneus para veículos pesados também expandirá para 2,2 mil ao dia.
Início das operações da marca no país
As operações da empresa iniciaram no mercado brasileiro em 2011, em um escritório em São Paulo, onde na época, os produtos eram apenas importados. Somente em 2013, após um investimento de R$ 750 milhões, aconteceu a inauguração da fábrica, que tinha uma capacidade de produção de 2 mil pneus de carros leves ao dia.
Em 2014 a capacidade de produção foi ampliada para 8 mil, e para 15 mil em 2015. Já em 2016, a marca anunciou um novo investimento de R$ 487 milhões para a primeira expansão da fábrica e mais R$ 153 milhões, em 2018, para o início da produção de pneus para veículos pesados, como caminhões e ônibus.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.