Duelo dos carros elétricos: Volkswagen poderá desbancar Tesla?
Os carros elétricos serão maioria das vendas das montadoras daqui algumas décadas. Porém, a partir de 2024 o cenário já pode mudar.
No segmento dos carros elétricos, a marca que mais vende modelos ao redor do mundo é a Tesla. No entanto, de acordo com um estudo desenvolvido, a partir de 2024, a montadora alemã Volkswagen pode mudar o cenário, veja os detalhes.
Volkswagen pode assumir a liderança dos carros elétricos a partir de 2024
Não é mistério para ninguém, quando o assunto é carro elétrico, a Tesla, empresa de Elon Musk é líder em vendas. Porém, as marcas mais tradicionais do segmento correm para não ficarem em desvantagem no futuro automotivo eletrificado.
Uma delas é a Volkswagen, que segundo um estudo da Bloomberg Intelligence, pode superar a Tesla a partir de 2024.
A Volkswagen é uma marca consagrada ao redor do mundo e desde os velhos tempos, é uma das líderes em vendas no mercado automotivo e possui diversos sucessos mundiais.
E no futuro não será diferente, a montadora alemã prepara uma série de novos produtos para eletrificar seu portfólio gradativamente.
A linha dos modelos elétricos da marca já conta com diversos modelos, como a Família ID. como o ID.3, ID.4 e o ID.5, bem como a tradicional Kombi da marca que ganhou nova vida através do ID. Buzz.
Além do continuo desenvolvimento de novos modelos, a marca também possui uma estratégia para atender cada região conforme a necessidade do consumidor, além de investir em estudos para a produção de novas baterias com maior autonomia e custo mais acessível.
Ou seja, hoje, os elétricos não fazem parte mais de um pequeno nicho dos grandes automotivos, e sim, serão o futuro delas. Com isso, um dos pontos diferencias da Tesla, acabará se perdendo.
Tesla perderá a liderança do mercado em poucos anos
Diante do atual cenário e das perspectivas de um futuro próximo, a Bloomberg Intelligence realizou um estudo em que a empresa de Musk perde a sua liderança de mercado em poucos anos, mais precisamente a partir de 2024.
Ou seja, o grupo alemão – composto por Volkswagen, Audi e Porsche – tem cerca de um ano e meio para ampliar o portfólio de elétricos com modelos pensados em cada público final.
A Volkswagen já anunciou seus planos para o período, e até 2024, ela pretende ultrapassar a marca de dois milhões de carros elétricos vendidos até 2024, período em que tiraria a Tesla do Trono.
Conforme o gráfico abaixo desenvolvido pela Bloomberg Intelligencie, a Volkswagen e a Tesla devem ser as principais marcas a disputar a liderança dos elétricos.
Logo atrás, com um bom nível de desvantagem entre as duas empresas, porém, com larga vantagem sobre as demais está a chinesa BYD, que inclusive, amplia seu portfólio de elétricos no Brasil.
Tesla tem encontrado dificuldades na produção
Recentemente, Musk afirmou que duas de suas montadoras, uma em Berlim, na Alemanhã e outra no Texas, nos EUA, têm perdido muito dinheiro, tendo em vista as dificuldades de produção, por falta de componentes para fabricar as baterias dos modelos.
O cenário é tão preocupante, que o dono da montadora afirmou que dentro dos próximos três meses será necessário cortar 10% do pessoal assalariado da fábrica dos EUA, tendo em vista a baixa produção.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.