Duelo de picapes Ford: Maverick FX4 x Ranger XLS 4×4

Quem vence neste duelo de picapes Ford: a Maverick FX4, que acabou de ser lançada, ou a Ranger XLS 4x4, que é uma das picapes mais vendidas?

As picapes da Ford se destacam tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Em ambos os países, a marca possui modelos para todas as necessidades. O modelo Maverick, por exemplo, foi lançado em terras brasileiras recentemente.  Ela estará posicionada posicionada abaixo da Ranger. E ambas possuem preços bastante parecidos. Mas quem vence neste duelo de picapes Ford: a Maverick Lariat FX4 ou a Ranger XLS 4×4 ?

Duelo de picapes Ford

Ford Maverick (Foto: Divulgação/Ford)

Comparativo: Ford Maverick Lariat FX4 ou Ford Ranger XLS 4×4 ?

Esta é uma categoria que a montadora norte-americana possui uma vasta experiência. E nem precisamos ir muito longe para lembrar de modelos históricos vendidos em outros países. É só lembrarmos que já tivemos veículos que se destacavam pela praticidade e pela força que foram vendidas em nosso Brasil. Destaque para a pequena Courier e a imponente F-1000.

Duelo de picapes Ford

Ford Ranger XLS (Foto: Divulgação/Ford)

As picapes que estão neste duelo de picapes Ford são as representantes da atual safra. E elas custam quase a mesma coisa. A Ford Maverick é o mais recente lançamento da marca. Ela já tinha sido mostrada nos Estados Unidos no ano passado. Por aqui, ela estará sendo vendida apenas na versão Lariat FX4, que custa a partir de R$ 235.190. Um destaques do modelo é seu visual moderno.

Os faróis dianteiros (em LED) possuem um formato de “C”. A barra que cruza a enorme grade dianteira e chegam até a parte central dos faróis também se destaca. Mas a veterana Ford Ranger não fica muito atrás não. O modelo atual surgiu em 2017 e ainda traz um visual bastante interessante. Na versão XLS 4×4 AT, ela traz grade do radiador pintada em London Gray, faróis com acabamento escurecido e entre outros itens.

Ford Ranger XLS (Foto: Divulgação/Ford)

Ford Maverick (Foto: Divulgação/Ford)

Custando a partir de R$ 249.010, o modelo XLS também pode ser encontrada na versão com tração 4×2. E ambos os modelos aqui comparados cumprem bem a função de ser um bom carro tanto para o trabalho quanto para o dia a dia.

No primeiro caso a Maverick tem um caçamba para 943 litros e uma capacidade de carga de 617 kg. Já a Ranger tem uma caçamba com capacidade para 1.180 litros e uma capacidade de capacidade de carga de 1.076 kg. Ou seja, a picape maior vence.

Duelo de picapes Ford – Conjunto mecânico e consumo

Ford Maverick (Foto: Divulgação/Ford)

Temos aqui uma picape movida a gasolina e outra movida a diesel. A Ford Maverick Lariat FX4 está equipada com o motor 2.0L Turbo EcoBoost GTDi. Ele pode produzir uma potência máxima de 253 cv e um torque máximo de 380 Nm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. O seu conjunto ainda conta com tração AWD inteligente e suspensão especial.

Já a Ford Ranger XLS 4×4 está equipado com o motor 2.2 Duratorq TDCi (turbodiesel) 16V. Sua potência máxima é de 160 cv. Já o torque é de 385 Nm. A transmissão utilizada por este carro é uma automática de seis velocidades. O carro conta também com tração 4×4 com opção reduzida e suspensão independente com molas helicoidais e barra estabilizadora.

Leia mais: Nova versão da Ford Ranger FX4 deve chegar em breve por aqui

Ford Ranger XLS (Foto: Divulgação/Ford)

Neste quesito, a vitória vai para a estreante. Enquanto isso, no consumo, temos um empate. A Maverick faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Enquanto isso, o Ranger faz 9 km/l em trechos urbanos e 10,4 km/l em rodovias. Estes dados são do Inmetro. Um ponto positivo do modelo veterano é que ela tema uma autonomia de até 832 km. Já a da picape mais nova é de 744 km.

Dimensões

Ford Maverick = 5.092 mm de comprimento; 2.134 mm de largura (com espelhos); 1.733 mm de altura e 3.076 mm de entre-eixos

Ford Ranger = 5.354 mm de comprimento; 2.163 mm de largura (com espelhos; 1.821 mm de altura e 3.220 mm de entre-eixos

Equipamentos de série

Ford Maverick (Foto: Divulgação/Ford)

O que também pode ser decisivo na hora de escolher entre um dos dois é o pacote de equipamento. A Ford Maverick Lariat FX4 vem de série com faróis dianteiros em LED, retrovisores externos com ajuste elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas (pneus 225/65 R17 All Terrain), banco do motorista com ajuste elétrico.

Além disso, banco com revestimento premium, volante revestido em couro, sete airbags, assistente de partida em rampas, controle de estabilidade, freios ABS com EBD, ar-condicionado automático digital dual zone, painel de instrumentos de 6,5 polegadas (analógico), câmera de ré, central multimídia de oito polegadas e entre outros.

Ford Ranger XLS (Foto: Divulgação/Ford)

Do mesmo modo, a Ford Ranger XLS 2.2 4×4 vem bastante completa. A picape sai de fábrica com grade dianteira na cor London Grey, ajuste de altura do banco de motorista, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, console central com porta objetos, vidros elétricos, luz de leitura, sete airbags, assistente de partida em rampas, assistente em frenagem de emergência, controle adaptativo de carga, freios ABS com EBD, faróis de neblina, controle eletrônico de estabilidade (e tração), sensor de estacionamento, câmera de ré, painel de instrumentos de 4,5 polegadas, central multimídia de oito polegadas e entre outros.

Fique com a Ford Ranger XLS 4×4

Duelo de picapes Ford

Ford Ranger XLS (Foto: Divulgação/Ford)

Assim sendo, temos aqui duas picapes que oferecem bastante atributos interessantes. Mas a grande vencedor deste duelo de picapes Ford foi a Ranger XLS 4×4. O clássico modelo se destaca por oferecer mais espaço interno e mais espaço na caçamba. Sem falar que a lista de equipamentos de série possui um item bastante importante: o sensor do estacionamento. Mas este resultado não tira os méritos da Maverick, que é um carro que pode dar bastante trabalho para seus concorrentes, como a Fiat Toro.

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Pedro Giordan
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Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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