Duelo de elétricos: Peugeot e-208 GT e Fiat 500e

No ano passado, tivemos diversos lançamentos de carros elétricos. E nós iremos falar de dois deles aqui. Tanto o Peugeot e-208 GT quanto o Fiat 500e foram os principais integrantes do grupos Stellantis no segmento. Sem falar que são baseados em dois hatches bastante conhecidos do público. Mas qual deles é a melhor opção atualmente?

Peugeot e-208 GT
Quem é o melhor: Fiat 500e e o Peugeot e-208 GT? Veja aqui! (Foto: Divulgação/Fiat)

Quem é o melhor hatch elétrico: o Peugeot e-208 GT e Fiat 500e?

O mercado de carros elétricos vem crescendo bastante por aqui. Os números de adeptos vem aumentando com o passar dos meses. Além disso, as marcas vem apostando mais neste mercado e lançando novos modelos. E aqui temos dois bons exemplos disso. Tanto o carro da marca francesa quanto o veículo da empresa italiana foram lançados em 2021.

Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

Para começar, falaremos dos preços deles. O Fiat 500e está custando a partir de R$ 255.990. Já o  e-208 GT custa a partir de R$ 265.990. E eles são baseados em carros bastante conhecidos. O modelo da Fiat, por exemplo, é uma evolução do clássico 500. O Fiat 500e foi apresentado oficialmente há dois anos. Ele traz um visual simpático.

VEJA TAMBÉM

Além de chamativo. Ou seja, traz as mesmas qualidades de seus antepassados, Claro, este modelo ganhou um toque de modernidade para esta nova fase da vida. Destaque para o logotipo “500” na dianteira, os novos faróis Full LED redondos e um interior bastante atualizado.

Fiat 500e (Foto: Divulgação/Fiat)
Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

Este carro mede 3.632 mm de comprimento, 1.682 mm de largura e 1.527 mm de altura. Do outro lado está o Peugeot e-208 GT. Este carro foi mostrado ao mundo junto da nova geração do 208, no Salão de Genebra de 2019. Ambos estão sendo fabricados sobre a plataforma CMP. Esta nova geração do hatch compacto se destaca pelo visual ousado.

Mas existem diferenças entre o modelo normal e o 100% elétrico. A grade com detalhes na mesma cor do carro é uma delas. Destacamos ainda as molduras pretas nas caixas de rodas, as rodas de 17 polegadas (com pneus run-flat) e as lanternas de LED. Este carro mede 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura e 1.453 mm de altura.

Conjunto mecânico, bateria e autonomia

Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

Estes carros possuem sistemas elétricos interessantes. O Fiat 500e está equipado com um motor elétrico que pode produzir 118 cv de potência máxima e 220 Nm de torque. De acordo com a montadora italiana, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos. O propulsor é alimentado por uma bateria de 42 kWh.

A autonomia deste carro é de 320 km (ciclo WLTP). Lembrando que o modelo permite carregar usando um sistema de carga ultra-rápida de corrente continua. Neste caso, carregar a bateria até 80% pode levar 35 minutos. Enquanto isso, o Peugeot e-208 GT traz um propulsor elétrico que pode gerar uma potência de 136 cv. ,

Fiat 500e (Foto: Divulgação/Fiat)

Já o torque máximo de 260 Nm. A marca diz que o carro pode atingir os 100km/h em apenas 8,3 segundos. Este carro vem equipado ainda com uma bateria de 50 kWh. Seu alcance é de 340 km  (ciclo WLTP). A Peugeot diz que o carro pode conseguir 80% da bateria em menos de 30 minutos. Isso usando estação de 100 kW.

Outros atributos e equipamentos de série

Fiat 500e (Foto: Divulgação/Fiat)

Pensando no espaço interno, o e-208 GT leva vantagem. Neste caso, o modelo tem um entre-eixos de 2.538 mm (o do 500e mede 2.322 mm). O mesmo acontece com o porta-malas (265 litros e 185 litros, respectivamente). Eles também se destacam por conta de sua lista de equipamentos.

O Fiat 500e Icon, por exemplo, vem de série com Wearable key, retrovisores externos elétricos. painel de instrumentos digital de sete polegadas, sensor crepuscular, sensor de chuva, sistema keyless entry full eletric, controle eletrônico de estabilidade, seis airbags, câmera de ré, bancos em couro e central multimídia de 10,25 polegadas

Podemos destacar ainda o carregamento wireless, o parking assist, o volante com ajuste de altura e profundidade, o ar-condicionado automático digital, o banco do motorista com ajustes de altura, a direção elétrica, o Lane centering e entre outros.

Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

Do mesmo modo, o Peugeot e-208 GT também traz uma lista de itens muito boa. Ele sai de fábrica com seis airbags, freios ABS com EBD, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, assistência de farol alto, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa, detector de ponto cego e ar-condicionado digital de duas zonas.

Sem falar da direção elétrica, do sensor de chuva, dos sensores de estacionamento, da central multimídia de polegadas, do cluster digital 3D, do carregador de smartphone sem fio, faróis full LED, teto solar panorâmico e entre outros.

Conclusão – Fique com o Peugeot e-208 GT

Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

Assim sendo, temos duas opções de hatches 100% elétricos bastante interessantes para quem busca um carro do tipo. Mesmo com os preços altos, tanto Fiat 500e quanto Peugeot e-208 GT podem agradar o público. No entanto, o modelo francês vence este comparativo por conta do conjunto mecânico e pelos equipamentos.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar