Duelo de compactos 1.0 aspirados: Chevrolet Onix 2025 vs. Peugeot 208 2025

Chevrolet Onix 2025 e Peugeot 208 2025 se enfrentam no segmento 1.0 aspirado. Comparativo de consumo, mecânica (correia vs. corrente) e conforto. Preços a partir de R$ 91.900.

No aquecido segmento de hatches compactos, a disputa entre o campeão de vendas Chevrolet Onix e o arrojado Peugeot 208 se concentra nas versões de entrada equipadas com motor 1.0 aspirado. Enquanto o Onix aposta na economia de combustível e no custo-benefício, o 208 se destaca pelo design moderno e um pacote de conforto superior.

Chevrolet Onix 2025 vs. Peugeot 208 2025

Com o Peugeot 208 2025 partindo de cerca de R$ 91.900 e o Chevrolet Onix 2025 iniciando em R$ 94.900 (preços de tabela da versão de entrada), a diferença de valores é marginal, forçando o consumidor a analisar os atributos específicos de cada modelo.

Característica Chevrolet Onix 1.0 Aspirado 2025 Peugeot 208 1.0 Aspirado 2025 Vantagem
Preço Inicial R$ 94.900 R$ 91.900 208 (R$ 3 mil mais barato)
Consumo (Gasolina Urbano) Melhor (cerca de 13 km/l) Bom (cerca de 12 km/l) Onix
Consumo (Gasolina Estrada) Melhor (cerca de 16,5 – 17 km/l) Bom (cerca de 15,5 km/l) Onix
Motorização Correia dentada banhada a óleo Corrente de comando 208 (Corrente, geralmente mais durável)
Chevrolet Onix 2025 vs. Peugeot 208 2025 – Foto: Divulgação

O Onix se sobressai quando o assunto é o bolso no dia a dia. Seu motor 1.0 aspirado (de 78/82 cv) entrega médias de consumo ligeiramente superiores, especialmente na cidade. Contudo, o 208 (com motor 1.0 Firefly de 71/75 cv) apresenta uma vantagem mecânica relevante: ele utiliza corrente de comando no lugar da correia dentada banhada a óleo do Onix.

Embora a GM garanta a durabilidade de sua solução, a corrente é vista por muitos como mais robusta e com menor custo de manutenção a longo prazo.

Conforto e Experiência de Dirigir

A experiência de dirigir é onde os hatches mais se diferenciam:

  • Peugeot 208: É notável pelo seu design de cabine i-Cockpit, que inclui um volante de diâmetro reduzido. Essa configuração proporciona uma direção mais direta e ágil. A suspensão do 208 é reconhecida por ser mais macia e confortável, absorvendo melhor as irregularidades do piso.

  • Chevrolet Onix: Possui uma suspensão classificada como mais rígida, o que pode resultar em maior estabilidade em velocidade, mas também em “pancadas mais secas” ao passar por buracos ou imperfeições do asfalto. O design interior é mais tradicional e focado na funcionalidade.

Foto: Divulgação

Design e Espaço

A escolha estética é altamente subjetiva, mas os dois modelos seguem propostas claras:

  • Peugeot 208: Ostenta um visual mais moderno e arrojado, herdando o estilo marcante da marca francesa, com destaque para os faróis de LED em “dente de sabre” e, em versões mais equipadas, o teto panorâmico.

  • Chevrolet Onix: Mantém um design mais clássico e sóbrio, mas sua cabine é bem equipada, com a tecnologia de Wi-Fi nativo e múltiplas entradas USB, mesmo nas versões de entrada (a depender do pacote de equipamentos).

Em termos de espaço, a diferença é mínima, mas o Onix leva uma pequena vantagem:

  • Onix: Porta-malas de 275 litros.

  • 208: Porta-malas de 265 litros.

Conclusão: Prioridades na Ponta do Lápis

A escolha entre o Onix 2025 e o Peugeot 208 2025 na motorização aspirada se resume às prioridades do consumidor:

Se sua Prioridade é… O Vencedor é… Por Quê?
Economia de Combustível Onix Oferece as melhores médias, especialmente na estrada.
Conforto e Estilo Peugeot 208 Design arrojado, cabine i-Cockpit e suspensão mais macia.
Baixa Manutenção (Mecânica) Peugeot 208 Uso de corrente de comando no motor 1.0 Firefly.
Porta-Malas/Espaço Onix Vantagem de 10 litros no porta-malas (275L).

Entre a economia do Onix e o design e conforto do 208, qual hatch compacto 1.0 aspirado você levaria para casa? Dê sua opinião!

Leia aqui: Flagra: novo Peugeot 208 terá motor semi-híbrido no Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.