Ducati lança versão comemorativa de aniversário da motocicleta ícone da marca

A Ducati celebra os 30 anos da Monster, motocicleta ícone da marca. A versão Monster 30° Anniversario é a homenagem da fabricante de Bolonha a uma motocicleta que revolucionou o mundo das duas rodas. Desde 1993 conquistou mais de 350.000 Monsteristi em todo o mundo.

Ducati Monster 30 anos
Ducati Monster – motocicleta ícone da marca completa 30 anos com edição comemorativa. Foto: Divulgação

Apenas 500 unidades da monster motocicleta ícone da marca italiana Ducati

A Monster sempre foi isso: motor esportivo, perfeito para uso em estrada, chassi derivado da Superbike, guidão largo e sem carenagem. Uma ideia tão simples quanto eficaz, que permitiu criar a moto que reinventou o segmento naked. Ainda que evoluiu várias vezes, mantém-se sempre fiel à ideia original.

Esta versão especial também mantém as características icônicas dos modelos Monster: estilo inconfundível e máxima diversão na estrada. Sua verdadeira natureza emerge à primeira vista, graças à pintura Tricolor do 30º Aniversário inspirada nas Monsters mais esportivas do passado. 

VEJA TAMBÉM

Esta pintura celebra o Made in Italy, do qual a Ducati é embaixadora, e é embelezada pela cor dourada dos aros. Outros elementos distintivos deste modelo são um assento embelezado com um logotipo bordado de 30 anos e a animação dedicada do painel que começa quando a ignição é ligada. 

Por fim, cada motocicleta é única por uma placa na braçadeira superior com o nome do modelo e número da cópia, certificado de autenticidade e capa dedicada para a motocicleta.

A Monster 30° Anniversario é equipada com componentes que, além de melhorar sua aparência, também melhoram suas qualidades dinâmicas e permitem chegar a um peso total de 184 kg, ou seja, 4 kg a menos que o modelo padrão, já referência no mercado categoria de leveza. 

Esse marco é ainda mais importante se considerarmos que componentes e, portanto, peso, como o amortecedor de direção e o para-brisa foram adicionados em relação ao modelo padrão.

Motor

A princípio, a Monster, uma reinterpretação moderna da receita original, é uma motocicleta leve, fácil de manusear e rápida. Seu motor é o Testastretta 11°, um bicilíndrico de 4 válvulas refrigerado a líquido com distribuição desmodrômica e 111 cavalos de potência. 

Antes de tudo, é um motor extremamente confiável e pouco exigente do ponto de vista da manutenção, graças aos intervalos principais distribuídos ao longo do tempo (15.000 km para mudanças de óleo e 30.000 km para verificações da folga das válvulas). 

Possui curva de entrega de potência total em todas as rotações, principalmente nas médias-baixas, as mais utilizadas na estrada. Isso significa um motor mais responsivo, o que se traduz em maior prazer de pilotagem.

Extremamente funcional e eficaz, o chassis da nova Monster transfere os princípios inspiradores das Ducati Superbikes para uma moto de estrada. O motor é de suporte de carga com um Front Frame que lembra conceitualmente o da Panigale V4.

A suspensão Öhlins totalmente ajustável possui um garfo 0,6 kg. É mais leve que o usado na Monster e na Monster + e melhora a sensação. Além disso, aumenta a distância ao solo e, consequentemente, o ângulo de inclinação. 

A configuração da suspensão é esportiva, e isso permite que a Monster 30° Anniversario proporcione muita diversão ao andar em estradas mistas, mas também entre os freios de um circuito. Inclui-se no  equipamento Öhlins um amortecedor de direção ajustável que aumenta a precisão e precisão no ritmo mais alto.

O sistema de freios possui pinças dianteiras Brembo Stylema® (-0,4 kg que as da Monster), discos de freio dianteiros de 320 mm (0,5 kg mais leves que o padrão da Monster) e faz com que a Monster 30° Anniversario tenha um melhor desempenho na frenagem e mais ágil graças a uma redução da inércia na extremidade dianteira. 

Você PRECISA saber: Confira como pequenos detalhes podem salvar a vida do motociclista

Ágil e esportiva

O caráter ágil da moto é aprimorado ainda mais graças aos novos aros forjados. São responsáveis por reduzir o peso não suspenso em 1,86 kg, diminuindo o momento de inércia da roda dianteira em 21,8% e da traseira em 26,9%.

A eletrônica da Monster está no topo do segmento. O equipamento padrão inclui ABS Cornering, Ducati Traction Control e Ducati Wheelie Control, todos os quais podem ser ajustados para diferentes níveis de intervenção. 

Já o caráter esportivo da nova Monster 30° Anniversario se destaca pelo Launch Control, que garante partidas extremamente rápidas. Além disso, este equipamento inclui ainda a adoção de uma bateria de lítio que contribui para a redução do peso total da moto, permite à Monster 30° Anniversario exprimir a sua performance em segurança.

Os três modos de pilotagem – Sport, Road e Wet – permitem que a característica da Monster seja moldada de acordo com os gostos e necessidades do piloto. 

Para isso, pode usar o painel TFT colorido de 4,3″. Ele conta com gráficos de corrida que lembram os da Panigale V4. 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar