Donos do Chevrolet Onix reclamam de mau odor no ar; entenda o caso

O Chevrolet Onix é um dos hatches compactos mais vendidos do Brasil. Dentre seus atributos, podemos destacar o bom consumo e o design. No entanto, ele tem um problema que vem se tornando um alvo de críticas por parte de seus proprietários: o mau odor do ar-condicionado. Isso também está afetando unidades do Onix Plus e do Tracker.

Donos do Chevrolet Onix, do Onix Plus e do Tracker se queixam do mau cheiro no ar-condicionado (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Veja mais sobre o problema que está incomodando os donos do Chevrolet Onix

Todos nós gostamos de sentir aquele cheiro de carro novo enquanto estamos dirigindo. E nada como o sistema de ar-condicionado, um dos principais equipamentos de um carro, para nos manter refrescados. No entanto, alguns donos desses três caros da Chevrolet estão sentindo um mau cheiro na cabine.

Chevrolet Tracker (Foto: Divulgação/Chevrolet)

E ele está relacionado ao ar-condicionado. É bastante comum ver proprietários relatando este problema em páginas da internet. Normalmente, o mau odor começa quando o motorista liga o motor ou quando liga o ar. Um fato que impressiona é que este problema estão acontecendo com unidades com baixa quilometragem.

VEJA TAMBÉM

Um desses relatos mostra um  Chevrolet Onix hatch ainda não passou dos 4.000 km e já apresenta este problema. Também podemos destacar o caso onde a pessoa relatou que seu Onix começou a dar tal problema poucos meses após a compra. Neste mesmo caso, o problema persistiu mesmo após o carro ficar na concessionária.

Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Mas vale ressaltar que este problema não é exclusivo do Onix hatch. Podemos ver também relatos de mau odor no Onix Plus (sedã) e do Tracker. E novamente unidades pouco rodadas. Este o caso do Tracker LT do funcionário público Leandro Sales. Em entrevista à revista Quatro Rodas, ele contou o que aconteceu com seu carro.

“Com 3.000 km rodados começou o problema. Levei o carro até a concessionária, mas o cheiro voltou menos de dois meses depois” disse Sales à publicação.

Soluções

Chevrolet Onix Plus(Foto: Divulgação/Chevrolet)

Como podemos ver acima, o mau cheiro vem deixando muitos proprietários do Chevrolet Onix, Onix Plus e Tracker preocupados. E a montadora vem usando alguns métodos para resolver alguns casos. Um deles é a higienização com ozônio (ozonização). No entanto, as pessoas relatam que isso resolve por apenas alguns dias e depois o problema retorna.

Mas podem existir algumas soluções que realmente pode resolver o problema. O designer gráfico Eldon dos Santos Quintas disse à revista que o problema não apareceu mais após a substituição da caixa evaporadora. Mas a troca só aconteceu após uma higienização. Um outro relato no Reclame Aqui também diz que o problema é no local.

O que a marca diz?

Chevrolet Onix (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Segundo a matéria assinada por Waldez Carmo Amorim, a solução usada no carro do designer pode ser encontrada na Instrução Técnica de Serviço IT-005G-22, Espuma de vedação do evaporador – Substituição. Este boletim foi repassado aos concessionários da marca neste ano.

Ele diz que o problema de mau odor pode ser ocasionado por bolor ou mofo. Isso ocorre em unidades (Onix, Onix Plus e Tracker) fabricadas entre 2020 e 2022 e com o “código de chassi entre LG100299 e LB900022, e NG113596 até NB132894)”.

“O problema ocorre devido ao fato de que em regiões com alta umidade e baixo uso do ar-condicionado, a espuma do evaporador do sistema pode permitir maior acúmulo de água interna na caixa evaporadora, devido sua densidade”, diz o documento

No caso, a indicação da marca é realizar a troca da espuma de vedação do evaporador da caixa de ar.

Em nota enviada à revista, a marca falou sobre não ter encontrado as reclamações dos clientes citados na sua central de atendimento e orientou a realização de manutenções periódicas no sistema de ar-condicionado. Lembrando que alguns donos do Onix Plus também reclamam da falta do filtro do ar-condicionado.

Com informações de Quatro Rodas

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile