Donos de carros híbridos não pagarão IPVA no estado de SP

Donos de carros híbridos não pagarão IPVA no estado de SP. Veja como funciona o Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa.

Uma grande notícia para donos de carros híbridos em São Paulo. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou um projeto de lei que isenta do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade Privada) os veículos híbrido flex ou a etanol com valor até R$ 250 mil.

A medida, que vale por dois anos, a partir de 2025, busca incentivar a adoção de tecnologias mais limpas e fomentar o mercado.  

Como funciona a isenção do IPVA para carros híbridos em São Paulo?

O Projeto de Lei aprovado na Assembleia por 53 votos a favor e 10 contra, aprovado na última terça-feira (10) ainda deve passar pela sanção do Governador Tarcísio de Freitas. Como a iniciativa partiu da bancada governista, possivelmente será sancionado ainda este ano.

Se aprovado, beneficiará os veículos híbridos flex, movidos somente a etanol e movidos a hidrogênio (ainda não comercializados no país) que custem até R$ 250 mil.

A isenção será válida por dois anos, a partir de 2025. Após este período, a alíquota do IPVA será aumentada gradativamente, começando com 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 e chegando a 4% em 2023 (o mesmo percentual dos carros a combustão no estado).

São Paulo vai isentar IPVA de carros híbrido flex - Foto: Pexels
São Paulo vai isentar IPVA de carros híbrido flex – Foto: Pexels

O Projeto também isenta ônibus e caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural (incluindo o biometano), de janeiro de 2025 a dezembro de 2029. 

Já os carros 100% elétricos não serão isentos, embora na cidade de São Paulo os proprietários sejam beneficiados com 50% de desconto. 

Por que essa medida é importante?

Apesar dos elétricos terem ficado de fora, há pontos positivos na iniciativa do governo de São Paulo. A principal delas é o incentivo à eletromobilidade, uma vez que os híbridos a etanol são eficientes e menos poluentes que os modelos a combustão. 

O Governo do Estado ainda ressalta que a medida é um incentivo a novos investimentos na produção de veículos movidos a energia limpa e renovável.

Proprietários de Fastback e Pulse e linha Corolla híbridos serão contemplados - Foto: Divulgação
Proprietários de Fastback e Pulse e linha Corolla híbridos serão contemplados – Foto: Divulgação

Em nota, a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), criticou o projeto por excluir os modelos 100% elétricos. Veja um trecho:

“A ABVE lamenta a aprovação do PL 1510 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (…), por considerá-lo não isonômico e discriminatório em relação aos veículos elétricos de zero ou baixa emissão, que são os que mais contribuem com a saúde pública e a eficiência energética dos transportes.

No caso dos veículos leves, ao limitar o benefício de isenção de IPVA aos híbridos com motor a etanol, a proposta poderá resultar num efeito fiscal inverso ao pretendido pelo Governo do Estado (autor do PL), premiando não apenas os chamados HEV flex, mas também os micro-híbridos flex MHEV recém-chegados ao mercado, caracterizados por baixo grau de eletrificação e pouca ou nenhuma contribuição à redução de poluentes”.

E como fica o IPVA na cidade de São Paulo?

É importante ressaltar que a cidade de São Paulo possui um projeto de lei em tramitação que exclui os híbridos da isenção do rodízio de veículos e do desconto sobre o IPVA. 

No entanto, com a aprovação da lei estadual, o benefício passa a valer em todo o estado, independente da cidade.

Leia também:

Qual SUV híbrido oferece melhor custo-benefício? Análise completa dos top 5 modelos de 2025

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA