Dona da Jeep, Fiat e Citroën apresenta nova tecnologia para carros elétricos

A Stellantis, dona da Jeep, Fiat e Citroën, anunciou uma iniciativa que promete acelerar o desenvolvimento e a implementação de veículos elétricos. Logo abaixo, o Garagem360 conta todos os detalhes. Acompanhe! 

Qual é a nova tecnologia da Stellantis para carros elétricos? 

Fiat 500e é um dos carros elétricos da montadora italiana – Foto: Nicole Santana – Garagem360

Trata-se de uma frota piloto dos novos veículos Dodge Charger Daytona. Eles serão fabricados com baterias de estado sólido da Factorial. A previsão é que o lançamento ocorra até 2026. 

Entenda o objetivo do projeto da Stellantis

A ideia da Stellantis é validar a tecnologia da Factorial. Em paralelo, a fabricante busca analisar sua performance em condições reais de direção. Esse projeto será aplicado graças ao investimento de US$ 75 milhões feito pela Stellantis na Factorial em 2021.

Leia também:

Quais são as vantagens da nova tecnologia da Stellantis?

Fábrica da Stellantis – Foto: divulgação

De acordo com a Stellantis, a Factorial fornecerá células de sua tecnologia proprietária de bateria de estado sólido FEST®. Elas têm densidade energética de 390 Wh/kg. Na comparação com as baterias tradicionais de íons de lítio, o FEST® proporciona benefícios significativos, como: 

  • Maior densidade de energia

  • Menor peso

  • Melhor desempenho 

  • Potencial redução no custo total do veículo ao longo do tempo.

O Garagem360 destaca que, caso sejam confirmados esses benefícios, a probabilidade do FEST® ser o responsável por alimentar veículos elétricos (EVs) de próxima geração é muito alta. 

“Esta frota piloto é um marco importante em nossa parceria com a Factorial”, explica Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer. 

O executivo completa: 

“Ao integrar a solução inovadora de bateria da Factorial na plataforma STLA Large, validamos seu potencial para aprimorar nossos veículos elétricos, assegurando melhor desempenho, maior autonomia e tempos de carregamento mais rápidos nos próximos ano para nossos clientes.”

E você, o que achou da nova tecnologia da Stellantis para carros elétricos? Comente!

Leia também: Eletropostos tornam possível viagem de Pelotas (RS) até Ilhéus (BA) de carro elétrico

Fechar
Sair da versão mobile