Dona da Jeep e Fiat aumenta participação estratégica em marca de “carro voador”

Será que o carro voador se tornará realidade nas nossas cidades? Se depender da Stellantis sim! Confira aqui os novos investimos que o grupo faz nesse campo.

O tão sonhado carro voador nunca saiu do nosso imaginário. Afinal, este artigo, digno dos filmes e histórias, promete ser uma revolução na mobilidade urbana.

E, se depender da Stellantis, logo logo teremos modelos chegando em grande escala  ao mercado.

O Midnight, carro voador da Archer, parece saído dos filmes de ficção científica (Imagem: Divulgação/Stellantis)

Empresa de “carro voador” tem mais ações compradas pela Stellantis

O anúncio do aumento da participação da Stellantis na Archer Aviation Inc. foi feito nesta segunda, dia 18 de março.

O grupo, que é dono da Fiat e da Jeep, adquiriu cerca de 8,3 milhões de ações da Archer no mercado, avançando sua posição como uma das principais investidoras em novas tecnologias aeroespaciais.

A Archer é pioneira no desenvolvimento de eVTOLs (aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais). Assim, a empresa trabalha para um futuro onde o transporte aéreo urbano seja uma realidade acessível, o mais próximo hoje do que seria um carro voador.

Esta parceria, que se aprofunda agora, visa impulsionar o lançamento dos primeiros modelos de eVTOLs a partir de 2025.

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, recentemente visitou a sede e instalações de produção da Archer em Santa Clara, Califórnia.

Sobre a parceria e os investimentos, ele comenta:

“A Archer se estabeleceu como líder de mercado na eletrificação da aviação e acreditamos que juntos podemos inaugurar a próxima revolução nos transportes. Esta recente mudança da Stellantis sinaliza a nossa confiança na equipe da Archer e o progresso que enxergamos em primeira mão através da nossa profunda parceria.”

Veja também:Tecnologia da Volvo “prevê o futuro” e evita acidentes antes de acontecerem

Uma parceria recente, mas que já produz resultados

  • Embora a parceria entre a Stellantis e a Archer seja relativamente recente, os resultados já são evidentes. Desde 2020 as duas trabalham juntas, com investimentos iniciados em 2021.

  • No entanto, foi em janeiro de 2023 que a colaboração entre as duas empresas se intensificou, com a entrada da Stellantis no projeto de produção em massa da aeronave Midnight.

  • A Midnight, projetada para ser segura e sustentável, é uma das primeiras realizações da Archer. Capaz de transportar até quatro passageiros e um piloto em viagens curtas, com carregamento rápido de 10 minutos, essa aeronave é a visão da empresa para o transporte aéreo urbano.

CEO da Archer, Adam Goldstein (esquerda), e da Stellantis, Carlos Tavares (direita), se encontraram na sede da empresa (Imagem: Divulgação/Stellantis)
  • Além disso, a união toma forma também na construção de uma fábrica de larga escala da Archer na Geórgia, Estados Unidos, prevista para ser concluída ainda este ano.

  • O fundador e CEO da Archer, Adam Goldstein, expressou sua empolgação com o potencial transformador dessa parceria, afirmando que estão “prestes a mudar a forma como o mundo se move no céu“.

Qual a velocidade de um carro voador?

  • Assim como os carros tradicionais, os “carros voadores” podem atingir diferentes velocidades. Em média, ela fica em torno de 130 km/h, mas  modelos mais rápidos podem alcançar até os 200 km/h.

Se os planos da Stellantis e Archer derem certo, o carro voador chegará antes mesmo do que imaginamos. Assim, o grupo demonstra que está disposto a investir em novas tecnologias e todo tipo de ação que visa a transformação das nossas cidades.

Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

wpDiscuz
Sair da versão mobile