Dona da Jaguar Land Rover compra fábrica da Ford; saiba o que podemos esperar

A fábrica indiana Tata, dona de marcas como a Jaguar e Land Rover, acaba de adquirir a fábrica da Ford no país asiático. As informações são do The Economic Times, veja os detalhes.

Tata Motors compra fábrica da Ford na Índia (Foto: divulgação)

Fábrica da Ford: Tata adquire unidade da montadora norte-americana na Índia

De acordo com as informações do portal The Economic Time, a marca indiana Tata, dona da Jaguar e da Land Rover, antigas pertencentes da Ford, compraram a unidade da montadora norte-americana, de Senad, na Índia.

No local eram fabricados o SUV Ford EcoSport e o hatch Ka, onde o compacto era chamado de Figo. No caso do utilitário esportivo, além do mercado local, o modelo era exportado para demais países, como os Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM

Agora,  unidade pode ser o local de produção de carros elétricos da montadora indiana, ou até mesmo, ser a unidade de fabricação das marcas que um dia foram da Ford.

De acordo com informações do portal, a unidade de produção foi vendida por um valor entre 100 e 150 milhões de dólares, o que atualmente, equivale algo em torno de R$ 474 milhões e R$ 711 milhões.

A unidade fabril tem a capacidade de produzir uma quantidade de 300 mil modelos por ano. Porém, desde a época da montadora norte-americana, haviam planos de expandir o local, onde a fabricação chegaria a 400 mil unidades de veículos por período. Por hora, a montadora indiana Tata, não revelou detalhes sobre a negociação.

Ford EcoSport e Ka eram produzidos no local (Foto: Divulgação)

O desempenho da Tata no mercado local

De acordo com informações da empresa, durante o último mês, foram vendidas 76.210 unidades de veículos. Número que representa um crescimento de 186% em relação ao ano passado.

Relembre a saída da Ford do Brasil

Em terras brasileiras, a Ford deu adeus a produção local no início de 2021. Com isso, modelo que eram produzidos localmente, como o EcoSport e o Ka deixaram o portfólio da marca, bem como o T4 da Troller.

Por aqui, a empresa chegou há mais de um século, e foi a primeira montadora a desenvolver produção local no país. Na época do encerramento, a Ford era dona de três fábricas: Taubaté, em São Paulo, Camaçari, na Bahia e por fim, a fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará.

Na época, a empresa anunciou que continuaria a abastecer a região com seu portfólio global de produtos, incluindo alguns dos veículos mais conhecidos da marca.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global.

Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro.” Comentou Jim Farley, presidente e CEO da Fordm na época.

Atualmente, a marca vende no Brasil modelos importados, como os SUVs Ford Territory e Bronco, as picapes Ranger e Maverick, o furgão Transit e claro, o Ford Mustang Mach 1.

Montadora encerrou produção no Brasil no início de 2021 (Foto: Divulgação)

Com informações de The Economic Time

Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
Fechar

Veja também:

Sair da versão mobile