Dona da Jaguar Land Rover compra fábrica da Ford; saiba o que podemos esperar

A fábrica indiana Tata, dona de marcas como a Jaguar e Land Rover, acaba de adquirir a fábrica da Ford no país asiático. As informações são do The Economic Times, veja os detalhes.

Tata Motors compra fábrica da Ford na Índia
Tata Motors compra fábrica da Ford na Índia (Foto: divulgação)

Fábrica da Ford: Tata adquire unidade da montadora norte-americana na Índia

De acordo com as informações do portal The Economic Time, a marca indiana Tata, dona da Jaguar e da Land Rover, antigas pertencentes da Ford, compraram a unidade da montadora norte-americana, de Senad, na Índia.

No local eram fabricados o SUV Ford EcoSport e o hatch Ka, onde o compacto era chamado de Figo. No caso do utilitário esportivo, além do mercado local, o modelo era exportado para demais países, como os Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM

Agora,  unidade pode ser o local de produção de carros elétricos da montadora indiana, ou até mesmo, ser a unidade de fabricação das marcas que um dia foram da Ford.

De acordo com informações do portal, a unidade de produção foi vendida por um valor entre 100 e 150 milhões de dólares, o que atualmente, equivale algo em torno de R$ 474 milhões e R$ 711 milhões.

A unidade fabril tem a capacidade de produzir uma quantidade de 300 mil modelos por ano. Porém, desde a época da montadora norte-americana, haviam planos de expandir o local, onde a fabricação chegaria a 400 mil unidades de veículos por período. Por hora, a montadora indiana Tata, não revelou detalhes sobre a negociação.

Tata Motors compra fábrica da Ford na Índia
Ford EcoSport e Ka eram produzidos no local (Foto: Divulgação)

O desempenho da Tata no mercado local

De acordo com informações da empresa, durante o último mês, foram vendidas 76.210 unidades de veículos. Número que representa um crescimento de 186% em relação ao ano passado.

Relembre a saída da Ford do Brasil

Em terras brasileiras, a Ford deu adeus a produção local no início de 2021. Com isso, modelo que eram produzidos localmente, como o EcoSport e o Ka deixaram o portfólio da marca, bem como o T4 da Troller.

Por aqui, a empresa chegou há mais de um século, e foi a primeira montadora a desenvolver produção local no país. Na época do encerramento, a Ford era dona de três fábricas: Taubaté, em São Paulo, Camaçari, na Bahia e por fim, a fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará.

Na época, a empresa anunciou que continuaria a abastecer a região com seu portfólio global de produtos, incluindo alguns dos veículos mais conhecidos da marca.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global.

Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro.” Comentou Jim Farley, presidente e CEO da Fordm na época.

Atualmente, a marca vende no Brasil modelos importados, como os SUVs Ford Territory e Bronco, as picapes Ranger e Maverick, o furgão Transit e claro, o Ford Mustang Mach 1.

Tata Motors compra fábrica da Ford na Índia
Montadora encerrou produção no Brasil no início de 2021 (Foto: Divulgação)

Com informações de The Economic Time

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar