Documentário que conta a história da Ferrari 312B chega ao Brasil

O documentário Ferrari 312B, que conta a história do icônico carro de Fórmula 1, chegou ao Brasil. Lançado na Itália, ele é dirigido por Andrea Marini...

O documentário Ferrari 312B, que conta a história do icônico carro de Fórmula 1, chegou ao Brasil. Lançado na Itália neste ano, ele é dirigido por Andrea Marini, que também fez o roteiro. Quem quiser assistir o filme, pode alugá-lo ou comprá-lo pelo iTunes.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Grandes nomes da categoria estão presentes no elenco, como os tricampeões mundiais Niki Lauda e Jackie Stewart, além de Damon Hill, campeão do mundo em 1996.

História Ferrari 312B

Em 1969, após um jejum que durava cinco temporadas, Enzo Ferrari e sua equipe decidiram criar um novo carro para voltar à glória. A solução proposta pelo engenheiro Mauro Forghieri foi a de desenvolver um bólido mantendo o motor de 12 cilindros em V, mas com um ângulo bem aberto, de 180º.

Dessa forma, os cilindros ficavam em uma posição horizontal, o que ajudava a reduzir o centro de gravidade do modelo. Com esse motor, a traseira também pôde ser mais compacta, o que ajudava na aerodinâmica.

LEIA MAIS: Especial: Conheça o Auto Union Type C, o carro de corrida que chegava a 340 km/h em 1936

Nunca lembra onde estacionou o carro? Aprenda a marcar no Waze e Google Maps

A estreia do 312B foi em 1970, com Jacky Ickx e Clay Regazzoni. E, embora não tenha sido o carro que encerrou a fila de títulos da Ferrari, ele foi fundamental para a equipe voltar a ser competitiva, vencendo corridas.

Já que o assunto são os carros da F1, relembre alguns bólidos que fizeram sucesso na categoria.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile