Do lixo ao luxo: Cadillac apresenta interior sofisticado com materiais reciclados
O Cadillac Optiq 2025 redefine o luxo com um interior feito de materiais 100% reciclados, incluindo tecido e um inovador acabamento em PaperWood. Conheça a aposta da GM em sustentabilidade e sofisticação.
Em um movimento que redefine o conceito de luxo automotivo, a General Motors está elevando a sustentabilidade ao incorporar materiais reciclados no interior de seus veículos. O pioneiro dessa iniciativa é o novo Cadillac Optiq 2025, um crossover elétrico compacto que não só elimina as emissões de escape, mas também minimiza seu impacto ambiental através de seus acabamentos internos.

Cadillac apresenta interior sofisticado com materiais reciclados
Tradicionalmente, a fabricação de veículos, mesmo os elétricos, envolve materiais com pegada ambiental significativa. A Cadillac, no entanto, está buscando mudar esse paradigma.
“Não se trata apenas dos materiais que usamos, mas de como os aplicamos de uma forma realmente empolgante para o cliente”, afirmou Nina Cho, designer de cores, materiais e acabamentos que trabalhou no Optiq. “Adotamos uma nova abordagem para a aplicação e o posicionamento dos materiais no interior.”
Em vez dos plásticos à base de petróleo e tecidos sintéticos comuns na maioria dos interiores de automóveis, a Cadillac optou por um “tecido decorativo estampado”. Este tecido é feito inteiramente de fios 100% reciclados, apresentando uma textura visualmente mais interessante e projetada para harmonizar com os diversos esquemas de cores disponíveis no Optiq.
Revestimento PaperWood
Mas a inovação não para por aí. A Cadillac também está reinterpretando um dos símbolos mais tradicionais do luxo automotivo: o acabamento em madeira. Um revestimento chamado “PaperWood” estará disponível, composto por partes iguais de madeira de tulipa e jornal reciclado. O resultado é um material que, de perto, revela as letras do jornal, mas que à distância mantém a aparência de uma madeira convencional e sofisticada.
Nina Cho explica o processo: “O revestimento PaperWood é feito empilhando repetidamente a fina camada de madeira tulipa escura com o jornal reciclado, e eles basicamente moem os laminados para uso no carro a partir da pilha.
” O mais fascinante é a exclusividade de cada peça: “O que é realmente especial nesse processo é que o revestimento é feito de jornais diferentes, então cada peça de acabamento é totalmente única para aquele veículo.”
Com essa abordagem, a Cadillac não apenas reduz o impacto ambiental de seus veículos, mas também oferece um interior verdadeiramente exclusivo e luxuoso, provando que sustentabilidade e design sofisticado podem andar de mãos dadas. O Cadillac Optiq 2025 promete ser um marco na indústria automotiva, mostrando que o luxo do futuro é, acima de tudo, consciente.
Leia também: Novo SUV elétrico da Cadillac tem boa autonomia e o mais elevado nível de luxuosidade
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.