DNA Jeep: novos carros-conceito exibem toda a capacidade da marca

Em evento na primeira semana de abril, sete novos carros-conceitos expressam o DNA Jeep, com sua capacidade off-road. Veja fotos.

Um conjunto inteiramente novo de veículos conceituais atraentes, eficientes e com muita capacidade off-road será revelado e testado durante o 57º Easter Jeep Safari, marcado para acontecer de 1 a 9 de abril em Moab, no Estado de Utah (EUA), considerada a segunda casa da marca.

Conheça os novos carros-conceito que expressam o DNA Jeep

Os Jeep conceitos na paisagem desértica de Utah (Foto: Divulgação/Stellantis)

Os sete novos carros-conceito expressam o DNA Jeep e apontam para futuras soluções tecnológicas e mecânicas que poderão ser aplicadas em modelos de produção.

Os modelos eletrificados serão destaque durante o Safari deste ano. Os times de design da marca Jeep e da Jeep Performance Parts (JPP) by Mopar criaram vários veículos exclusivos com capacidade para escalada de rochas e travessia de qualquer tipo de terreno, elevando a condução off-road a um novo nível.

Neste ano, sete carros-conceitos estarão equipados com conjuntos de motorização avançados. “Nossa jornada anual para Moab nos permite exibir a seleção mais recente de componentes JPP by Mopar customizados e originais, testados em termos de qualidade”, destaca Mark Bosanac, vice-presidente executivo de Serviço, Peças e Atendimento ao Cliente da Mopar na América do Norte. Confira a seguir os veículos que serão apresentados no Easter Jeep Safari 2023:

Jeep Wrangler Magneto 3.0 Concept

Jeep Wrangler Magneto 3.0 (Foto: Divulgação/Stellantis)

Este será o o terceiro momento em Moab dessa fera do off-road. Quando a equipe de design da Jeep começou a desenvolver o conceito do Jeep Wrangler Magneto, a intenção sempre foi utilizar a plataforma para testar e impulsionar os limites da eletrificação 4×4. 

O modelo foi apresentado pela primeira vez em 2021 como um veículo elétrico a bateria (BEV) de capacidade plena, silencioso, discreto, rápido e com uma força incomparável na prática do “rock-crawling” (subida em rocha).

Modelo tem capacidade para escalar rochas (Foto: DIvulgação/ Stellantis)

As atualizações do Jeep Magneto 3.0 para este ano incluem um novo motor mais eficiente, que aumenta o torque, assim como uma programação atualizada, resultando em um aumento de 20% de energia utilizável e autonomia. Também são novidades três funções selecionáveis pelo motorista, que capitalizam os benefícios de um conjunto de propulsão totalmente elétrico em situações off-road desafiadoras.

Jeep Scrambler 392 Concept

Jeep Scrambles 392 (Foto: Divulgação/ Stellantis)

Lançado originalmente em 1981, o Jeep Scrambler (CJ-8) foi a primeira picape conversível da marca Jeep. Com alta capacidade e versatilidade, esta picape pequena era similar ao CJ-7, porém apresentava uma maior distância entreeixos, de 103 polegadas (2,61 m) e balanço traseiro alongado para maior espaço de carga.

Quatro décadas depois, o Jeep Scrambler 392 se baseia nas origens divertidas a céu aberto do CJ-8 com uma mexida poderosa. Apesar de o CJ-8 jamais ter sido oferecido com um V8, o conceito oferece potência impressionante e torque incrível com o seu motor HEMI® de 6,4 litros (476 cv e 637 Nm).

O Scrambler 392, que se baseou em um Jeep Wrangler Rubicon de quatro portas, também reforça o desempenho de um “off-roader” de baixo peso, obtido por meio de uma carroceria de fibra de carbono customizada. A transformação mostra a estética de duas portas do novo Scrambler com uma personalidade de liberdade a céu aberto. O para-brisa é inclinado 12 graus para trás e combina com um teto rebaixado. 

Conceito oferece liberdade a céu aberto (Foto: Divulgação/Stellantis)

Uma das características mais incríveis do Jeep Scrambler 392 é o kit de suspensão a ar AccuAir. Este sistema permite elevação regulável da suspensão de 3,8 cm até 14 cm, podendo ser ajustada por um controle na cabine ou via Bluetooth de longo alcance em um dispositivo wireless.

Jeep Cherokee 4xe 1978 Concept

Jepp Cherokeee 4xe 1978 (Foto: Divulgação/ Stellantis)

Lançado originalmente em 1974, o Jeep Cherokee (SJ) era uma versão esportiva do Wagoneer e apresentava bancos envolventes, volante e detalhes esportivos para atrair um público mais jovem e aventureiro.

Para homenagear o clássico, a equipe de design da Jeep configurou um projeto que partiu de um Jeep Cherokee 1978 que foi combinado com um Jeep Wrangler Rubicon 4xe 2022, gerando um Jeep Cherokee 4xe 1978. A carroceria original foi bastante modificada e o exterior combina as proporções originais com uma pintura multicolorida com tema inconfundível dos anos 1970.

Sob o capô, a estrela é o avançado conjunto de propulsão do Jeep Wrangler 4xe, que combina dois motores elétricos, um conjunto de baterias de alta tensão e um quatro-clindros turbo de 2 litros de alta tecnologia. O câmbio automático de oito marchas trabalha com uma caixa de transmissão 4:1 para fornecer potência mais que suficiente aos pneus de 37” montados em rodas aro 17” customizadas.

Modelo retrô ostenta visual moderno na cabine (Foto: Divulgação/Stellantis)

O interior exclusivo do conceito apresenta bancos envolventes de encosto baixo revestidos de couro. O banco traseiro foi substituído por uma gaiola de segurança de quatro pontos, e o porta-malas acomoda um estepe de tamanho integral caso a trilha fique um pouco mais selvagem.

Jeep Wrangler Rubicon 4xe Concept

Jeep Wrangler Rubicon 4xe (Foto: Divulgação/Stellantis)

O Wrangler Rubicon 4xe ostenta carroceria em matizes de azul com toques de preto brilhante salpicados pela grade dianteira e aros dos faróis. A típica grade de sete fendas foi emprestada do novo Jeep Wrangler Rubicon 20th Anniversary, que evoca acabamento gráfico customizado no capô com impressão tom sobre tom, combinando apropriadamente com o tema interno.

O interior é igualmente arrojado. Os bancos de couro customizados apresentam respingos sutis de cor magenta, aparecendo logo abaixo da superfície perfurada da estampa de tema animal. Tons adicionais de magenta se apresentam por toda a parte e o toque final é o painel de couro preto adornado com uma guarnição tipo zíper que esconde uma camada de veludo rosa por baixo.

A capacidade fora de estrada foi aumentada com a adição de um kit de suspensão a ar AccuAir para abrir vão para pneus de 37” e rodas American Expedition Vehicles (AEV) Borah de aro 17”. Os componentes AEV adicionais incluem para-choques dianteiro e traseiro, capas de diferencial e um guincho Warn Zeon.

Grand Wagoneer Overland Concept

Jeep Grand Wagoneer Overland (Foto: Divulgação/Stellantis)

O conceito utiliza o novíssimo motor Hurricane biturbo 510 de 3 litros para levar os caçadores de aventuras muito além dos caminhos comuns. Com potência de 510 cv e 677 Nm de torque, o poderoso Hurricane proporciona alto desempenho e mais economia de combustível quando comparado a V8 aspirados e seis-cilindros.

A principal característica desse protótipo é uma barraca RedTail Overland Skyloft customizada fixada no teto. De fibra de carbono, a Skyloft se abre em torno de 10 segundos, usando só um braço. O interior foi todo remodelado para integrar a barraca.

Barraca se abre no teto usando um só braço (Foto: Divulgação/Stellantis)

Uma porta corrediça e um pequeno degrau, que também dobra como uma mesa utilizável, permitem fácil acesso. O Skyloft proporciona um oásis de clima controlado completo com espaço para dormir para duas pessoas e janelas suficientes para imersão nas vistas mais panorâmicas.

E apesar de o Skyloft ser uma opção ideal para uma noite estrelada, a cabine principal abaixo também recebeu muita atenção. Seja para se proteger de uma tempestade rápida ou para trocar as roupas enlameadas, o assoalho do porta-malas é revestido como o de uma picape, apropriado para lidar com qualquer elemento externo.

Para complementar o entretenimento, o interior aconchegante foi pensado com dois pufes de tamanho grande, um tapete macio, travesseiros e iluminação ambiente interna customizada.

Jeep Wrangler Rubicon 4xe Departure Concept

Jeep Wrangler Rubicon 4xe Departure  apresenta o icônico cockpit a céu aberto (Foto: Divulgacão/Stellantis)

Este conceito se baseia no icônico cockpit a céu aberto do híbrido plug-in (PHEV) de maior capacidade nos EUA, com itens inovadores e conceituais da equipe de projeto da JPP by Mopar. Com rodas Vintage Bronze KMC Impact OL de 17” x 8,5” e pneus BFGoodrich de 37”, o Wrangler 4xe Departure oferece um kit de elevação de suspensão JPP de 2” (5 cm) com amortecedores Bilstein de alto desempenho, com reservatórios remotos que possibilitam maior curso da suspensão.

Protegendo a grade dianteira de sete fendas, lançada primeiramente no Jeep Wrangler Rubicon 20th Anniversary 2023, há uma proteção tubular customizada, que dobra para criar um banco perfeito para duas pessoas. Completando, foi instalado um para-choque modificado Rubicon com guincho Warn.

Jeep Gladiator Rubicon Sideburn Concept

Jeep Gladiator Rubicon Sideburn (Foto: Divulgação/Stellantis)

Com uma impactante pintura amarela (Solar Flash Yellow), o Gladiator Sideburn explora as novas ferramentas projetadas para atender ao crescente interesse no uso off-road. Movido pelo V6 Pentastar de 3,6 litros, o conceito tem kit de elevação de suspensão JPP de 2” (5 cm) e com amortecedores Bilstein. As rodas pretas de seis raios HRE FT1 de 17” x 9” fazem par com pneus BF Goodrich de 37” x 13”.

Um recurso inédito utiliza cabos fixados das presilhas do capô até a parte inferior do para-brisa, direcionando galhos e arbustos para cima e para fora da linha do teto, evitando potenciais danos no capô e no para-brisa. A equipe de design da JPP by Mopar instalou um par de luzes de LED TYRI retangulares removíveis de 11” (28 cm) em cada um dos painéis do teto, com dispositivo de desconexão rápida.

Um santantonio esportivo JPP Gladiator conceitual, feito de fibra de carbono e aço, melhora o espaço entre a cabine e a caçamba com design que apresenta degraus em ambos os lados para fácil acesso. A peça também conta com prateleira intermediária com amarrações para pontos de armazenagem portáteis. Cada um deles pode ser trancado e protegido por oito laços de amarração disponíveis.

E os quatro trilhos na parte superior permitem fácil instalação de bicicleta, caiaque e outros sistemas de carga. Recipientes RotoPaX inteiriços foram projetados especialmente para armazenar líquidos durante aventuras fora de estrada. Dentro da caçamba, um suporte de estepe Mopar suporta roda e pneu de 37”.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile