Divulgado teaser do Fiat Scudo, novo veículo comercial para o Brasil
A Fiat é a líder do mercado de comerciais leves atualmente e irá apresentar mais um modelo no segmento. Estamos falando do Fiat Scudo.
A Fiat lidera o mercado de comerciais leves atualmente e irá apresentar mais um modelo para este segmento. Estamos falando do Fiat Scudo, que já foi apresentado no mercado europeu e fará sua estreia por aqui neste mês. Baseado no Citroën Jumpy e no Peugeot Expert, o modelo se destaca por ser um veículo prático. Saiba mais sobre esta novidade!
O novo Fiat Scudo será lançado no dia 23 de junho
Um teaser foi divulgado pela marca italiana na última terça-feira (14/06). De acordo com a empresa, o lançamento deste novo veículo vai acontecer no dia 23 de junho. O modelo chegará para fazer companhia a outros modelos da linha de comerciais leves da marca: a Strada, a Toro, a Fiorino e a Ducato.
Sendo que o Scudo deve ficar posicionado entre a Fiorino e a Ducato. Este é um mercado em que a Fiat lidera. De acordo com dados da Fenabrave, a marca teve 72.187 comerciais leves vendidos entre o começo de janeiro e o fim de maio.
Agora, o Fiat Scudo chega para ser mais um integrante desta família. O modelo foi apresentado oficialmente no ano passado e já está a venda em algumas partes da Europa. Lembrando que este nome já tinha sido usado pela marca italiana em outro modelo comercial em um passado não muito distante.
O Scudo atual é um irmão do Citroën Jumpy, do Peugeot Expert e de outros modelos espalhados pelo mundo. Para diferenciar, o modelo da Fiat contará com uma grade frontal diferenciada. O logotipo da empresa está posicionado ao centro.
Esta van da Fiat também se diferencia pelos faróis dianteiros. A marca diz que “o Novo Fiat Scudo trará modernidade, robustez e conforto de automóvel com ótimos custos operacionais para rotinas longas de trabalho, além de poder contar com a grande capilaridade da rede de concessionárias que só a Fiat tem”.
Dimensões, interior e equipamentos de segurança
No dia de seu lançamento, iremos saber quais configurações do modelo serão vendidas em nosso País e os preços. O site especializado Autos Segredos diz que o Fiat Scudo será vendido nas versões Furgão e Multi (furgão com vidros). No modelo vendido na Europa, as dimensões e as capacidades dependem da versão escolhida.
O comprimento, por exemplo, pode chegar em até 5,30 m. Já a altura é de 1,90 m. Enquanto isso, o volume de carga pode chegar em 6,1 m³ e a capacidade de carga máxima é de 1,4 toneladas. Ou seja, pode se tornar uma boa opção para empresas e trabalhadores autônomos.
No Velho Continente, o modelo conta ainda com um sistema chamado Moduwork. Agora, o painel do veículo da Fiat é um pouco semelhante ao do Peugeot Expert. Este modelo pode vir com uma central multimídia de sete polegadas.
O sistema possui conexão via Android Auto ou Apple CarPlay. Já o painel de instrumentos pode vir em uma tela LCD de quatro polegadas. Este veículo pode contar ainda com a presença do head-up display.
Também podemos destacar o fato do carro poder ainda ser equipado com o pacote de segurança ADAS. O pacote inclui o assistente de permanência em faixa, o alerta de colisão (com frenagem autônoma de emergência), o assistente de reconhecimento de placas e entre outras tecnologias.
Motorização
O novo Fiat Scudo que será vendido no Brasil já teria um motor definido. O site especializado Autos Segredos diz que o modelo usará o motor 1.5 BlueHDi. Este propulsor pode produzir uma potência máxima de 120 cv e um torque máximo de 30,5 kgfm. O motor estará acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades.
Lembrando que o modelo ainda possui outras motorizações na Europa. Por lá, existem versões equipadas com um motor 1.5 de 102 cv. Além disso, o motor 2.0 pode render 145 cv ou 177 cv.
Podemos destacar ainda a versão 100% elétrica, que possui uma autonomia de 330 km (ciclo WLTP). Vamos ver se este modelo elétrico virá ao Brasil agora ou no futuro. Mais detalhes do Fiat Scudo serão revelados no próximo dia 23.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.