Difícil até para a BYD superar: marca japonesa vende 100 mil veículos eletrificados no Brasil

O mercado de veículos eletrificados no Brasil está em alta, prova disso é a consagração de marcas antes desconhecidas como a BYD. No entanto, em termos de comercializações, ninguém supera essa marca japonesa. Veja! 

Difícil até para a BYD superar: marca japonesa vende 100 mil veículos eletrificados no Brasil
Foto: Divulgação

Marca japonesa chega a 100 mil veículos eletrificados vendidos

Em 2024, a BYD lidera o mercado de veículos eletrificados no Brasil, porém, em maio, outra marca roubou a cena no setor, a japonesa Toyota. 

A tradicional montadora com 66 anos de atuação no país, alcançou em maio, o patamar de 100 mil veículos híbridos vendidos ao longo de sua história por aqui. 

O número leva em conta os emplacamentos modelos eletrificados de Toyota e Lexus, marca de luxo do grupo asiático. 

Entre as linhas de destaque ao longo dessa trajetória, os holofotes brilham principalmente sobre o sedã Corolla e o SUV Corolla Cross. 

Tecnologia híbrido-flex

O avanço da Toyota em relação à incorporação da eletrificação em seu portfólio tem uma relação de sucesso a partir da tecnologia híbrida flex, lançada em 2019.

A inovação une as propriedades do motor elétrico com baixas emissões de CO2 do motor flex quando abastecido com etanol e está presente em 78 mil dos 100 veículos híbridos vendidos no país. 

Vale lembrar que, em âmbito internacional, a Toyota é líder global em vendas de modelos elétricos com mais de 23 milhões de veículos comercializados, além de uma redução de emissões de CO2 de 176 milhões de toneladas. 

Pensando em continuar entre os protagonistas do setor, a montadora já tem investimento previsto para a fabricação nacional de um novo veículo compacto híbrido flex para o próximo ano e outro híbrido exclusivo para o país. 

Difícil até para a BYD superar: marca japonesa vende 100 mil veículos eletrificados no Brasil
Foto: Divulgação

Protagonismo do Corolla

Desde que surgiu no país, o sedã Corolla (veja se vale a pena comprar o modelo na linha 2024) sempre esteve entre os líderes de sua categoria. 

Com a chegada da eletrificação no país, a linha se expandiu e continuou como protagonista, também entre os modelos híbridos. 

Em 2023, cerca de 21 mil veículos híbridos de Toyota e Lexus foram comercializados no Brasil. 

Desses, apenas 1 mil unidades não foram das linhas Corolla e Corolla Cross, detentores de 20 mil emplacamentos no ano. 

Difícil até para a BYD superar: marca japonesa vende 100 mil veículos eletrificados no Brasil
Foto: Divulgação

Mais de uma década de eletrificação

Se em 2024, a Toyota chega ao marco de 100 mil veículos elétricos comercializados no país, essa história começa há 11 anos. 

Em 2013 a marca proporcionou a chegada do Toyota Prius ao mercado nacional, que abriu portas para o aperfeiçoamento da montadora no segmento. 

O Prius foi o primeiro modelo híbrido da Toyota produzido em série no mundo todo. 

Transição para a mobilidade

Segundo Rafael Chang, CEO da Toyota América Latina e Caribe, o marco representa a busca da montadora em representar e liderar a transição para a mobilidade sustentável no país. 

Apesar da forte concorrência crescente, principalmente com os modelos da BYD, a Toyota (e Lexus) ainda possui um a cada três automóveis eletrificados em circulação no país. 

Veja também: 

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar