Diferença entre IPVA e licenciamento: entenda os dois impostos

Diferença entre IPVA e licenciamento: o que são esses impostos, como funcional, o que acontece se ficar sem pagar ambos e mais! Saiba TUDO

O Garagem360 explica qual é a diferença entre o IPVA e Licenciamento, além de mostrar quais são as consequências da inadimplência nos dois casos. Acompanhe! 

O que é IPVA?

Trata-se do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. Em outras palavras, ele é uma taxa obrigatória que é cobrada todos os anos. Como é um tributo estadual, os valores variam de acordo com cada região. 

A arrecadação do IPVA, geralmente, é utilizada em diversas áreas. Entre elas:

  • Saúde;

  • Educação;

  • Segurança. 

Logo, pode-se concluir que cada governo é responsável por definir qual será a finalidade desse montante. 

Confira também: Já dá para saber o valor do IPVA 2025 do meu carro?

O que é licenciamento?

É um documento que indica a regularidade do seu veículo de acordo com as normas de segurança e meio ambiente que foram definidas pelos órgãos de trânsito. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também é anual. 

Leia também: Como consultar e pagar o licenciamento do seu veículo online?

Qual a diferença de pagamento entre o IPVA e Licenciamento?

O objetivo do IPVA é arrecadar recursos para o estado no qual o seu veículo está emplacado. O Licenciamento, por sua vez, é um processo administrativo que valida a regularidade do veículo de acordo com a legislação de trânsito. 

O que devo pagar primeiro: IPVA ou licenciamento?

O calendário de pagamento depende do estado onde o seu veículo está registrado. Ou seja: em algumas regiões do país, ambos devem ser pagos de forma simultânea, enquanto em outras o vencimento acontece em datas diferentes. 

Um bom exemplo disso é em São Paulo. Por lá, os contribuintes tiveram que fazer o pagamento do IPVA logo no primeiro semestre deste ano. Já para o licenciamento, a obrigação ficou entre julho e dezembro de 2024. 

Qual é o mais importante: IPVA ou licenciamento?

Ambos devem ser pagos pelos motoristas, pois a falta de pagamento pode trazer sérios problemas para o bolso e, sobretudo, com a legislação de trânsito. 

O que acontece se for pego na blitz com IPVA atrasado?

A falta de pagamento do IPVA não é considerada uma infração de trânsito. Porém, o atraso traz juros e impede o motorista de concluir o Licenciamento e da transferência de propriedade. 

O que acontece se ficar sem pagar o licenciamento?

O motorista recebe uma infração gravíssima de trânsito. Se for parado na blitz, perde 7 pontos na Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e recebe uma multa de R$ 293,43. Dependendo da situação, o veículo pode ser apreendido. 

Uma vez que você já sabe qual a diferença de pagamento entre o IPVA e Licenciamento, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!

Leia também: Licenciamento 2024: 20% dos motoristas só descobrem bloqueios no hora de pagar o imposto

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile