Diesel na gasolina? Informação gerou polêmica e Instituto esclarece a “fake”; veja!

Diesel na gasolina? Informação gerou polêmica. Instituto Combustível Legal e especialista esclarecem essa"fake". Veja aqui no Garagem360!

Desde o último mês de setembro, em diversas redes sociais foi sugerido acrescentar diesel na gasolina. O Garagem360 * foi pesquisar a polêmica e conforme o Instituto Combustível Legal (ICL) tal prática pode causar diversos problemas ao carro e em veículos em geral. Portanto, a mistura de óleo diesel na gasolina é algo que NÂO deve ser feito, certo? Esclareça-se mais a seguir!

Crédito: Instituto Combustível Legal

Misturar diesel na gasolina pode ser “fatal” para o  carro

As postagens em redes sociais com a “dica” sugeriam que o óleo diesel quando misturado à gasolina promovia a limpeza dos bicos injetores. Além disso, que aumentaria a potência do motor. Algumas dessas sugestões orientava abastecer 10 ml de diesel a cada litro de gasolina. Não faça isso!

Bem , de acordo como o jornalista especializado em automóveis, Marcellus Leitão, para o ICL, o diesel se trata de um combustível mais pesado do que a gasolina. “Obtido antes dela (gasolina) no mesmo processo de refino do petróleo que chega à refinaria, o diesel tem mais hidrocarbonetos pesados e cetano, o que eleva a autodetonação do combustível no motor, a popular ´batida de pino´, e compromete a durabilidade de peças móveis”, esclarece Leitão **, para o ICL.

Além disso, o especialista alerta que fazer essa mistura em veículos à gasolina pode:

Furar a cabeça do cilindro

Derreter a cabeça do cilindro

Resultar em desgastes que geraram alto custo de reparo

Misturar diesel na gasolina pode ser “fatal” ao carro. NÃO faça isso! (Foto: Freepik)

Aproveite e veja: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil 

Assim, o jornalista especializado orienta que uma das alternativas mais recomendadas para contribuir com a limpeza do motor é o uso da gasolina aditivada. Leitão explicou para o ICL que esse tipo de combustível contém detergentes e dispersantes balanceados, que fazem essa limpeza.

Além disso, o especialista esclarece que a gasolina aditivada já fora testada para esse fim e não trará os perigos para o seu carro como o absurdo de misturar o diesel com a gasolina comum.

Etanol para maior potência

Já uma alternativa do ICL em relação ao desempenho dos automóveis é recorrer ao etanol, no caso de carros flex. Se por um lado o etanol pode elevar um pouco o consumo do veículo, por outro, ele entrega maior potência.

Por fim, Marcellus Leitão alerta novamente: “Quando o assunto é o seu veículo e as melhorias que venha a proporcionar a ele; inventar moda pode sair mais caro do que você pensa!”; falou o especialista para o ICL.

Você pode gostar também de “Tudo sobre Combustíveis por Delivery”

 

* As informações são do Instituto Combustível Legal (ICL) –  uma das organizações de maior credibilidade no assunto e com forte atuação no Brasil, que tem por missão construir um ambiente ético e leal no setor de combustíveis, atuando no combate às fraudes e estimulando a concorrência saudável, na qual o grande beneficiado é o consumidor. 

**Marcellus Leitão é jornalista especializado em automóveis. Acumula cerca de 30 anos de experiência. Já atuou como repórter no Jornal A Cidade de Santos; Secretário gráfico júnior no O Estado de S. Paulo; repórter na Rádio Jornal do Brasil e outros. É colunista e publisher em veículos do setor automotivo

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile