As férias de julho não terminaram e muitas pessoas pegam a estrada para curtir o período com a família e os amigos. Mas, muitas vezes, esse momento, que deveria ser de descanso, lazer e curtição, acaba sendo estressante e repleto de imprevistos por falta de planejamento e incidentes que podem acontecer com o carro que não passou por uma revisão.

LEIA MAIS: Dicas e cuidados de manutenção para manter o carro em dia nas férias

Audi leva clientes e fãs para experimentar condução autônoma do A7

Para evitar esse tipo de situação ou até mesmo correr o risco de ficar no meio do caminho, o Itaú Seguro Auto lista abaixo algumas dicas importantes para o motorista ter uma viagem tranquila e segura não apenas durante as férias, mas também em outros períodos do ano:

Revisão preventiva

Programe uma revisão no veículo alguns dias antes da viagem para conferir itens básicos, como freios, óleo do motor, filtros de óleo, combustível e ar, sistema de refrigeração, limpador de para-brisa, funcionamento dos faróis, amortecedores, entre outros. Assim não correrá o risco de perder as tão sonhadas férias e poderá viajar tranquilo e em segurança.

Respeite o limite de velocidade

Não exceda os limites de velocidade, vá com calma e tranquilidade. Ultrapassar a velocidade estipulada pode causar acidentes graves. E, lembre-se, fique atento às placas de sinalização para saber os locais permitidos para realizar ultrapassagens.

Segurança

Além de checar os itens de segurança na revisão do automóvel, não se esqueça de usar o cinto de segurança durante todo o percurso da viagem, inclusive nos bancos traseiros. Segundo dados relativos à medicina de tráfego, o uso do cinto de segurança no banco da frente pode reduzir em 45% o risco de mortes em acidentes. Enquanto que no banco traseiro essa redução pode chegar a 75%.

Planejamento

Prepare um roteiro de viagem, com horário de saída e procure traçar um mapa, com possíveis alternativas para evitar congestionamentos, comuns no período de férias. Além disso, se for viajar para um lugar novo, pesquise locais para fazer paradas durante o percurso, muitas vezes alguns desses lugares oferecem vistas paradisíacas e refeições com a culinária típica da região.

Além dessas dicas, é recomendável fazer a contratação de um seguro de automóvel, que, além de proteger o veículo em qualquer ocasião, pode amparar o segurado em uma emergência na estrada, por exemplo.