Dicas valiosas para aumentar a vida útil do pneu
Os pneus de carga costumam ser um dos itens de maior peso na planilha de custos dos caminhoneiros. Confira dicas para aumentar sua vida útil.
Os pneus de carga costumam ser um dos itens de maior peso na planilha de custos de transportadoras e caminhoneiros. Entender sobre a preservação dos pneus garante a condutores e frotistas mais segurança e economia. Confira a seguir dicas que ajudam a aumentar a vida útil do pneu do caminhão.
Sete dicas para aumentar a vida útil do pneu do caminhão
Nos caminhões, os pneus representam um alto investimento, dada a grande quantidade de produtos que equipam um veículo de carga – de 6 a 26 pneus – e também pela alta rotatividade.
Além disto, trata-se de um dos itens mais importantes da segurança dos caminhões, visto que os pneus são responsáveis por transferir toda a potência de tração e frenagem do veículo para o solo.
O especialista Marcos Aoki, diretor Comercial da Bridgestone, explica que atitudes rotineiras podem aumentar a vida útil dos pneus, garantindo o melhor desempenho do veículo. Confira as dicas:
- Alinhamento – O correto alinhamento de todos os eixos e rodas com verificações periódicas deve ser feito ao menos a cada 10 mil km rodados. O desalinhamento das rodas ou eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, fazendo com que o desgaste seja anormal e acelerado, reduzindo a vida útil dos pneus em até 25%.
- Balanceamento – Um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações que resultam em esforços e fadiga de componentes mecânicos – como amortecedores, rolamentos e terminais de direção.
- Isso gera piora da dirigibilidade, desconforto aos ocupantes da cabine, além do aumento do custo de manutenção, pois submete os pneus a um desgaste irregular localizado devido à diferença de massa.
- Calibragem – Este é um dos “grandes ladrões” de vida útil e performance dos pneus. Em razão da grande quantidade de pneus e da dificuldade de acessar a válvula de ar deles, alguns caminhoneiros costumam deixar de realizar a verificação da calibragem com a periodicidade necessária – ao menos uma vez por semana ou após 10 mil km rodados. O resultado é a perda de até 25% na quilometragem do pneu.
- Desenhos de banda de rodagem – Existem diferentes tipos de desenho para cada tipo de aplicação e posição de rodagem, e a escolha incorreta pode reduzir a quilometragem em até 40%. Cada posição de rodagem tem uma função específica.
- Os pneus dianteiros, por exemplo, têm a função de conduzir o veículo, favorecendo as curvas e manobras; os pneus de tração transmitem a força e potência do motor, resultando na melhor produtividade do veículo; os pneus de eixos livres, do truck e da carreta, têm o compromisso de minimizar o arraste durante as manobras.
- Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso na terra também provoca perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo. Portanto, é fundamental utilizar o pneu indicado para cada tipo de aplicação.
- Excesso de carga – É outro fator que compromete muito a estrutura e o desempenho dos pneus, além da suspensão e dos freios. Além disso, provoca aumento do consumo de combustível. Muitos caminhoneiros pensam que transportar excesso de carga pode otimizar o tempo das entregas e gerar economia. Porém, a prática geralmente ocasiona danos ao veículo. O excesso de peso acarreta maior aquecimento dos pneus e a fadiga prematura das carcaças, diminuindo seu rendimento.
- Emparelhamento dos pneus – Procure manter a montagem no eixo dos pares perfeitos, ou seja, pneu da mesma marca, modelo, desenho, calibragem, ciclo de vida (novo com novo, reformado com reformado) etc.
- Isto evitará que pneus diferentes trabalhem juntos, “sobrecarregando” um pneu e “lixando” o parceiro. Um controle inadequado do emparelhamento pode acarretar na redução de até 25% da quilometragem do pneu.
- Rodízio de pneus – Esse revezamento, que consiste na inversão de posição entre os pneus, evita o desgaste irregular, fazendo com que isso aconteça de maneira mais uniforme, prolongando a vida útil dos pneus.
O especialista completa que ainda que os cuidados com os pneus vão além do que se é aplicado diretamente a eles. A manutenção preventiva de todo o veículo é extremamente importante para o bom funcionamento do conjunto e, desta maneira, os pneus desgastam de maneira regular e mais lenta.
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Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.