Dicas que te farão especialista em identificar combustível adulterado
Saiba o que é preciso para identificar um combustível adulterado e conheça os principais golpes aplicados em postos da gasolina; confira!
Imagine só pagar caro para abastecer seu automóvel e descobrir que… o combustível está adulterado! Essa situação não é nada agradável, mas pode ser mais recorrente do que muita gente acredita.
O que acontece é que, infelizmente, existem diversos golpes na hora do abastecimento, e aprender a identificar quais são eles, assim como combustível adulterado, é essencial para evitar prejuízos na bomba e nos reparos do veículo.
É por isso que o Garagem360 te diz tudo o que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto. Veja!
Combustível adulterado e afins… os principais golpes na hora de abastecer
O preço do valor do combustível é um tanto quanto elevado, e ser vítima de algum golpe que dá ainda mais prejuízo pode deixar muita gente enfurecida.
É por isso que conhecer quais são esses golpes se torna fundamental, porque é a partir disso que se torna possível evitá-los e não ser pego de surpresa.
Recentemente, um golpe, não tão novo assim, voltou a acontecer em postos de diversos locais do Brasil. Nele, há um chip instalado dentro da bomba de abastecimento, capaz de alterar a placa eletrônica que mostra a quantidade de litros colocados.
Assim, o cliente acredita estar pagando por X litros, mas na verdade, a bomba colocou bem menos dentro do tanque. Somente em São Paulo, mais de 50 postos foram flagrados com esse tipo de conduta em menos de 1 ano.
O combustível adulterado também não fica para trás, e a situação fez com que diversos postos fossem fechados para investigação em decorrência das denúncias.
Como identificar bomba de posto adulterada?
A principal forma de identificar esse tipo de golpe é ficar de olho no painel do carro para verificar o nível do marcador, principalmente na hora de abastecer com vários litros.
Isso porque conforme o combustível “entra”, o marcador “sobe” para demonstrar que o tanque está abastecido em determinado nível.
Outra forma de identificar é saber quantos litros o tanque do seu automóvel suporta. Na maioria das vezes, na hora de abastecer e pedir para “completar”, a bomba indica muitos mais litros do que realmente caberia dentro do tanque.
Nesse caso, é possível solicitar uma averiguação do balde específico do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que deve estar disponível em todo e qualquer posto.
Como identificar gasolina adulterada?
Normalmente, o cheiro do combustível adulterado é perceptível, afinal, ele é diretamente do odor liberado normalmente, o que já pode gerar uma desconfiança imediata.
Além disso, a longo prazo, se o carro apresentar problemas como “engasgue” ou desempenho reduzido, pode ser um forte sinal de que o combustível foi adulterado.
De qualquer forma, é direito de todo consumidor solicitar o teste da proveta. Esse teste serve justamente para identificar a quantidade de etanol anidro presente no combustível.
Caso o teste demonstre uma quantidade mais elevada do que a determinada pelas regras da ANP (Agência Nacional de Petróleo), é hora de acionar as autoridades locais para tratar sobre a adulteração.
Aproveite para conferir: 10 carros que saíram de linha em 2023 e vão deixar saudades