Dicas para quem vai viajar de carro no fim de ano
Está planejando curtir a folga ou férias longe de casa? Veja essas dicas para quem vai viajar de carro no fim de ano.
Viajar de carro no fim de ano é uma boa pedida, mas você precisa assegurar que o veículo esteja em boas condições. Quem vai passar algumas horas em deslocamento precisa fazer um check-up completo.
Dicas para quem vai viajar de carro no fim de ano
Para ajudar no planejamento da sua viagem, Gilberto Pose e Sandro Cattozzi, especialistas em combustíveis e lubrificantes da Raízen, reuniram seis dicas valiosas para auxiliar os motoristas.
1. Cheque a bateria e os freios antes de sair de casa
A bateria é um item que só é lembrado quando deixa o motorista na mão. No entanto, ela começa dar os sinais antes disso. Por exemplo, quando a luz dos faróis perde a intensidade ou o aparelho de som/ multimídia começa a falhar.
Já os freios apresentam alguns sinais que precisam ser trocados, ainda assim alguns condutores prolongam a manutenção.
“Para garantir que o carro freie quando você precisar, é importante ficar de olho no fluido dos freios. É ele que transmite a pressão do pedal de freio para as rodas, desacelerando o veículo. Recomenda-se trocar o produto, em média, a cada dois anos ou conforme a indicação do fabricante”, destaca Gilberto Pose.
2. Fique de olho nos pneus do carro
Atenção redobrada aos pneus. Comece com a calibragem, porém se for preciso procure um profissional para fazer procedimentos como:
- cambagem
- alinhamento
- balanceamento
- rodízio de pneus
Todos eles são indicados para um tipo de problema para evitar o desgaste irregular e excessivo, além de prolongar sua vida útil, garantir maior eficiência, e economizar combustível.
3. Verifique o óleo do carro
“É muito importante verificar e fazer a troca periódica do óleo do motor, para garantir que as peças estejam lubrificadas e impedir que os componentes metálicos sofram com o atrito, já que este desgaste pode aumentar a temperatura do motor podendo levá-lo à uma quebra prematura”, afirma Sandro Cattozzi.
Antes de sair circulando, verifique se o nível do óleo do motor está dentro do recomendado pelo fabricante.
“É fundamental que o óleo do motor também esteja dentro do prazo correto de uso para que todos os componentes permaneçam bem lubrificados, evitando desgaste das peças”, reforça.
Cada carro tem um óleo, especificado no manual do proprietário. Utilize apenas o modelo indicado. Do contrário, pode reduzir a eficiência do motor e gerar problemas sérios a longo prazo.
4. Abasteça o veículo com combustível de qualidade
Postos perto de casa, tudo bem, é fácil conhecer aqueles com boa reputação, mas e quando estamos longe? Para saber se um posto de combustível oferece produtos de qualidade, é importante observar alguns aspectos.
A princípio, verifique se o posto possui certificações e selos de qualidade emitidos por órgãos reguladores, como a ANP (Agência Nacional do Petróleo). Além disso, observe se o posto segue as normas de segurança e possui equipamentos de medição aferidos e em bom estado.
Fique longe daqueles postos que sem razão aparente tenham preços muito abaixo dos praticados pela concorrência. Na dúvida, use a internet para pesquisar por postos confiáveis no trajeto da viagem.
5. Vai de elétrico? Planeje a viagem
Se você comprou o seu elétrico e quer viajar, o ideal é buscar um trajeto que vai te dar toda a segurança para seguir seu caminho sem imprevistos.
A boa notícia é que há vários apps que oferecem um mapa dos pontos de recarga, assim é possível definir os locais de parada da sua viagem.
Veja os mais populares:
Shell Recharge – app da rede Shell Recharge, distribuídas nas principais cidades e rodovias do país. No app, é também possível acompanhar e realizar o pagamento da recarga.
Neocharge – permite controlar suas recargas e encontrar pontos de carregamento em sua rota.
Tupinambá – oferece acesso a mais de 2 mil pontos de recarga no país.
6. Atente-se a documentação (sua e do veículo)
Nada de pegar a estrada sem o Licenciamento em dias. Além disso, verifique a validade da sua CNH. Em alguns casos, como permissão em caso de renovação, o documento só é válido no estado e se estiver vencido, fique em casa.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir com a carteira de motorista vencida é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 e sete pontos.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.