Dicas para ser aprovado no exame prático da CNH

Dicas do Detran para se sair bem no exame prático para a CNH 2022 ou a Permissão para Dirigir. Veja as orientações e detalhes sobre a prova

O Detran – SP listou algumas dicas valiosas que podem ajudar muito os candidatos a fazer o exame “mais temido” para obter a CNH 2022, a prova prática. Embora as dicas sejam do Departamento paulista, valem para todo o país. Veja como se sair bem e obter a Carteira Nacional de Habilitação ou a Permissão para Dirigir (PPD) sem “traumas”.

(Foto: LABET)

Detran dá dicas para candidatos se saírem bem na prova prática para a CNH 2022 ou PPD

De acordo com o Detran, os examinadores avaliam se os candidatos possuem condições para atuarem no trânsito sem fornecer riscos aos demais habilitados, passageiros e pedestres.

“A CNH não é um direito do cidadão, ela é uma concessão. O documento é concedido em confiança aos conhecimentos e habilidades demonstradas. Daí a importância do futuro motorista se dedicar ao máximo durante todo o processo”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran – SP.

Assim, o Departamento orienta que o candidato deve demonstrar equilíbrio, capacidade de manobra, uso adequado de sinalização, reflexo diante de obstáculos e habilidade de troca de marcha. O condutor que está sendo submetido ao teste passará por pelo menos quatro cones alinhados, uma prancha ou elevação com entrada chanfrada, sonorizadores com réguas de largura.

Além disso, passara por duas curvas sequenciais com raio de 90° e em formato de “L” e duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8”. Mas, não necessariamente na ordem mencionada, certo?

(Foto: 99)

Categorias “B”, “C”, “D” e “E” da CNH ou PPD

Nos fluxos das categorias “B”, “C”, “D” e “E” para a CNH 2022, a contagem do tempo para realização da baliza se inicia quando a frente do carro alcança o primeiro balizador. O exame é realizado em duas etapas: baliza e percurso em via pública, necessariamente nessa ordem. A primeira etapa consiste em estacionar o veículo em área demarcada por, pelo menos, seis balizadores removíveis.

Para essa etapa, cada candidato tem até três tentativas, que são contadas a cada deslocamento em marcha a ré. A área demarcada e o tempo permitido para a realização da manobra variam de acordo com cada grupo. Na categoria B, o limite é de 5 minutos, na C e D é de 6 min e na E de 9 min.

(Imagem ilustrativa)

Aproveite e vejaDetran atualiza valores para tirar a primeira CNH 

Atenção aos aclives e declives, cruzamentos e sinalações

Para todas as categorias de quatro ou mais rodas, o percurso apresenta aclives e declives, cruzamentos, sinalizações horizontal e vertical e guias de estacionamento. O candidato é submetido a conversões e testes de parada em subida, com acionamento obrigatório de freio de estacionamento, e é avaliado quanto ao cumprimento de normas de circulação e conduta.

“O exame prático é o último momento da avaliação do candidato, onde tudo ainda está sendo feito em ambiente laboratorial, monitorado. Ele é uma maneira do órgão executivo de trânsito ter a garantia de que até aquela etapa o candidato conseguiu demonstrar o domínio e suas habilidades para a condução de veículo”, explicou Rosana Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran – SP.

(Foto: imagem ilustrativa)

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile