Dicas para preparar os pneus antes de pegar a estrada nas férias de julho

Únicas peças do veículo que entram em contato direto com o solo, os pneus sofrem muitos desgastes ao longo do tempo. Saiba como mantê-los.

As estradas de todo o País terão um tráfego ainda mais intenso nas próximas semanas com o início das férias escolares. Dados do sistema de pagamentos automáticos Sem Parar mostram que a movimentação nas rodovias brasileiras durante o mês de julho de 2021 foi maior que a registrada no mesmo período de 2019, em um ano pré-pandemia. 

No balanço feito pela empresa, comparando julho de 2019 e julho de 2021, Estados com grande representatividade, como Minas Gerais, apresentaram crescimentos expressivos de até 30,5%. O mesmo deve ocorre neste ano, visto que julho é um dos meses com maior movimentação nas estradas.

(Foto: Divulgação/Continental)

Dicas para preparar os pneus do seu carro antes da viagem

Por serem as únicas peças do veículo que entram em contato direto com o solo, os pneus recebem os maiores impactos e sofrem muitos desgastes com o uso ao longo do tempo. Assim, os pneus influenciam o desempenho e a vida útil de outras peças, como a suspensão, a tração e os freios.

Se você tem planos para viajar com o seu carro, confira três dicas importantes da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã.

  1. Cheque a calibragem – A pressão interna dos pneus deve ser medida quinzenalmente com eles ainda frios, sempre obedecendo a inflação sugerida pelo fabricante do veículo. Durante o processo, um pneu que apresente com frequência uma pressão inferior aos demais pode estar furado, com a válvula desgastada, montado em uma roda amassada ou trincada. Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus gera uma significativa economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada.
  2. Verifique o estado de conservação dos pneus – Outro detalhe importante é verificar o desgaste dos sulcos e se o pneu apresenta bolhas causadas por impactos contra buracos nas vias ou contra o meio-fio. Bolhas são perigosas, pois podem aumentar de tamanho e se romper a qualquer momento causando uma perda súbita de pressão do pneu. Não podem ser ignoradas de forma alguma. Nessas condições, o pneu fica inutilizado e deve ser substituído imediatamente.
  3. Observe o alinhamento e o balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula – Mesmo que indicado para realização cada 10 mil km, a necessidade de um possível alinhamento da suspensão e balanceamento do conjunto roda-pneu-válvula deve ser verificado antes de pegar a estrada, principalmente se você estiver sentindo seu volante “puxar” para um dos lados.

Pneus precisam estar sempre na calibragem correta (Foto: Unsplash)

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile