Dicas para pegar a estrada no feriado sem seu carro te deixar na mão 

Antes de pegar a estrada é importante avaliar alguns itens muito importantes. Veja as recomendações do especialista.

Ao pegar a estrada do feriado (ou em qualquer viagem), a revisão é fundamental. Dito isso, ressaltamos os cuidados que se deve ter antes de pegar estrada. 

Não deixe deixe de fazer a revisão antes de pegar a estrada para não ficar no meio do caminho – Foto: Shutterstok

Vai pegar a estrada no feriado? 

Para a segurança do motorista e dos passageiros é de extrema importância a realização da revisão preventiva, dando preferência por fazer a manutenção com profissionais preparados para diagnosticar, avaliar e corrigir as falhas dos sistemas. 

A revisão além de garantir segurança e conforto, também pode ajudar na economia financeira, evitando que as peças tenham que ser substituídas antes do recomendado, evitando gastos desnecessários.

Cleber Willian Gomes, professor de engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), ressalta que os principais sistemas que necessitam de avaliação numa revisão são:

  • pneus
  • óleo lubrificante do motor
  • fluído de freio
  • pastilhas de freio.

Em relação aos pneus, podemos dizer que eles são os componentes mais importantes da avaliação. Além disso, o principal elemento para se atentar é a profundidade dos sulcos do pneu. 

Antes de mais nada, verifique todos os fluidos e não apenas o óleo do motor – Foto: Freepik

A calibragem dos pneus também deve ser levada em consideração, pois dependendo do destino da sua viagem, a pressão dos pneus deve ser ajustada. 

Em áreas com lama e areia é indicado reduzir a pressão, já em estradas e ruas pavimentadas, a pressão deve ser mais alta. Quanto menor, pior a condição de frenagem, principalmente em condições de pista molhada. 

Atenção a todos os fluidos 

O período de troca e o nível de óleo deve ser respeitado e neste caso é importante seguir a recomendação do fabricante, e a indicação na vareta do volume de óleo deve ser considerada. 

O professor reforça para que desconsiderem a “avaliação com as pontas dos dedos” feitas em alguns postos de gasolina, já que pode ser uma recomendação sem critério, somente para vender serviços sem a real necessidade de troca. 

O fluido de freio tem um intervalo de troca e muitas pessoas só lembram da manutenção quando acontece a contaminação por água, bem como a perda das propriedades de funcionamento. 

Por mais moderno que seja o veículo, a condição das pastilhas de freio e dos pneus são vitais. Portanto, avalie o nível de desgaste antes de pegar estradas ou até mesmo para rodagem dentro das cidades. 

Por fim, o professor da FEI ainda enfatiza que é preciso ter em mente que a revisão do carro deve ser sempre preventiva. Dessa forma, é possível evitar os problemas e gastos de uma manutenção corretiva.

Veja também: Faça você mesmo o check-up completo do seu carro em apenas 6 passos

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile