Dicas para não ficar parado na estrada durante a viagem

Notícias 19 de janeiro de 2017 Maria Beatriz Vaccari 0

Muitos motoristas aproveitam as férias de verão para viajar de carro pelo País. Antes de pegar a estrada, o condutor precisa criar um pequeno planejamento e fazer uma revisão preventiva no veículo. Em parceria com o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), a Mapfre Assistência preparou um checklist com dicas para viajar sem medo de ficar parado na rodovia.

O primeiro passo é checar o caminho e as rotas alternativas antes mesmo de sair de casa. “Uma dica rápida para quem já está com todo o itinerário em mãos é anotar o número da Polícia Rodoviária ou gravá-lo no celular para casos de emergência. Além disso, vale lembrar da revisão básica no veículo antes de sair de casa, como verificar o funcionamento das luzes de sinalização, o nível de óleos, fluidos e combustível e a calibragem dos pneus e do estepe”, ressalta Almir Fernandes, presidente da Mapfre Assistência.

Caso o veículo falhe, o motorista precisa estar pronto para seguir alguns procedimentos. “O primeiro passo é chegar ao acostamento à direita e acionar o pisca alerta do veículo. Posteriormente, o condutor deve sinalizar o local com o triângulo, que segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), deve ser posicionado a uma distância mínima de 30 metros do veículo para que os outros motoristas tenham tempo de desviar”, explica Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária e da Mapfre, Gerson Burin.