Não cometa estes erros na hora de limpar o carro (os prejuízos podem ser altos)
Limpar o carro corretamente parece uma coisa simples como lavar uma peça de roupa, mas não é. Confira nossas dicas essenciais!
Limpar o carro corretamente parece uma coisa simples como lavar uma peça de roupa, mas não é. Fazer a limpeza de um automóvel pode ser mais específica do que parece. Deixar acumular sujeira, pelos de animais e pó pode ser prejudicial tanto para a saúde de quem usa o veículo como também pode danificar estofado e painel do automóvel. Além de todos esses fatores, há a pandemia do Coronavírus e a higiene em dia ajuda na prevenção da doença. Por isso, trouxemos algumas dicas importantes para quem quer aproveitar o final de semana para fazer aquela limpeza no carro.
Limpar o carro corretamente: dicas
Bancos
Sem dúvida é um dos locais que mais sofrem com acúmulo de sujeira, então antes de mais nada o ideal é usar o aspirador, principalmente nas dobras dos tecidos onde se acumulam poeira e ácaros. Há produtos do mercado que são específicos para passar nos estofados dos veículos geralmente com um pano úmido. É importante se atentar ao tipo de tecido e, após a aplicação, remover e secar sem deixar resíduos.
Tapetes
Por serem de fácil remoção, os tapetes podem ser removidos para as famosas “batidinhas” para tirar o excesso de sujeira, o que ajuda no processo de limpar o carro. Para a limpeza mais pesada, um pano úmido com sabão neutro faz a função de deixar o acessório bem limpo.
Painel, volante e acessórios plásticos
Um pano de tecido leve com um limpador multiuso específico para esse tipo de material já cumpre bem a função de fazer a limpeza. Sempre se atentar ao tipo de material do painel do seu veículo.
Ar-condicionado
Muitas pessoas se esquecem dele na hora de limpar o carro, mas olhar o filtro do ar-condicionado é muito importante. Um filtro limpo e sem poeira evita a proliferação de fungos e bactérias dentro do carro. Por isso é importante fazer a substituição do item conforme as recomendações do manual do veículo.
Carroceria e vidros
Por ser uma parte extremamente delicada, a carroceria exige produtos específicos para esse tipo de material. A água vai ajudar a amolecer os resíduos e não deixar que a esponja faça atrito com a pintura. Após enxaguar todo o veículo, o ideal é ensaboar ele inteiro, incluindo rodas e vidros com sabão neutro ou algum produto específico indicado pelo fabricante. Enxaguar e secar delicadamente com panos de algodão. Depois é só finalizar encerando como desejar.
Jornalista, 27 anos. Formada desde 2017 pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como repórter na editoria de cultura no Jornal Diário do Grande ABC, onde escreveu matérias sobre cultura, turismo e assuntos diversos para a revista mensal.