Dicas para fazer um bom negócio na hora de renovar o seguro auto

A renovação do seguro se dá quando o prazo determinado na apólice para a vigência da proteção chega ao fim. Em geral, você encontra nas apólices a data de início e término dessa vigência, que são bem precisos – por exemplo, até às 22h30 do dia 12/04/2023.

É preciso ficar sempre estar atento a essa informação, pois, em caso de sinistro, como roubo ou acidente, você corre o risco de perder a cobertura se a apólice estiver fora do prazo e não tiver sido renovada.

A renovação é distinta da transferência de seguro, que ocorre quando um segurado passa a sua apólice para uma terceira pessoa. Normalmente, a transferência acontece em caso de compra e venda ou até entre membros da família que compartilham o veículo. Já a renovação tem de ser feita anualmente.

VEJA TAMBÉM

6 dicas para fazer um bom negócio ao renovar o seguro do automóvel

 

Dicas para fazer um bom negócio na hora de renovar o seguro auto
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

Estar com o seguro em dia é muito importante, pois situações em que seja necessário utilizar a assistência são imprevisíveis, podendo surgir de uma hora para outra, sem aviso prévio.

As dicas a seguir foram elaboradas por especialistas da Minuto Seguros, uma corretora online que trabalha com as principais seguradoras do País.

1- Atenção ao prazo de negociação

Ao se falar da renovação do seguro auto, é necessário explicar como funciona o prazo para a negociação do serviço. A organização do segurado é ideal para que essa fase transcorra da melhor maneira possível.

Cada corretora estipula um prazo médio para contatar o segurado oferecendo a proposta para renovar o serviço. A Minuto Seguros, por exemplo, costuma entrar em contato cerca de 17 dias antes do vencimento da apólice.

Esse prazo é considerado suficiente para que o cliente possa escolher a melhor proposta, pensar na forma de pagamento mais adequada e tudo o mais que é preciso fazer antes de tomar uma decisão financeira que costuma ter um impacto importante no orçamento familiar.

No que se refere a prazo de negociação, é preciso ter em mente que essa é uma responsabilidade sua. As seguradoras costumam auxiliar avisando, mas é importante que você fique atento ao prazo para evitar problemas.

2- Faça cotações na quantidade máxima possível

No momento de escolher o melhor plano para a renovação de seguro auto, analise o maior número de propostas que puder.

Nessa fase do processo, é muito importante ficar atento às informações descritas nas propostas. Caso tenha ocorrido qualquer alteração de algum dado na apólice atualmente vigente – como mudança de endereço, inclusão de condutor, mudança do CEP de deslocamento ou pernoite etc – é necessário avisar o seu corretor. 

Esses detalhes são essenciais na precificação do seguro e garantem que você receba a indenização com tranquilidade em caso de sinistro.

3- Fique atento à classe de bônus

Outra coisa importante a observar é o sistema de bonificação dos seguros. Para isso, você deve consultar sua seguradora para conhecer qual a sua classe de bônus seguro e entender melhor quais são suas possibilidade.

A bonificação do seguro é parte de um sistema que atribuiu uma pontuação por boa conduta e distribui descontos que podem chegar até a 40%.

Dicas para escolher o melhor sistema antifurto para o seu carro

4- Escolha a melhor forma de pagamento

Essa é outra decisão importante a ser tomada no momento da renovação do seguro auto. As seguradoras, atualmente, oferecem inúmeras opções para facilitar a vida do cliente – entre elas, cartão de crédito, boleto e depósito em conta. Algumas delas oferecem um cartão de crédito próprio que dá desconto no momento do pagamento.

Escolha a forma de pagamento que seja mais confortável em relação ao seu orçamento mensal.

5- Dê preferência em renovar com a mesma seguradora

Procure renovar o seguro com a mesma seguradora, pois isso traz alguns benefícios. Além do óbvio, que é já conhecer a qualidade do serviço prestado, você ainda pode ter as seguintes vantagens:

Para prolongar a relação com o cliente, algumas empresas oferecem descontos exclusivos na renovação;

Há benefícios como cartões e programas de fidelidade que podem ser benéficos na hora da renovação;

Se o ano passou sem a ocorrência de sinistros, você tem direito a um bônus que pode ser utilizado como desconto na renovação do seguro;

Continuar na mesma seguradora dispensa a necessidade de uma nova vistoria, poupando tempo e dinheiro com deslocamentos.

Adicionalmente, podem ser oferecidos outros incentivos para que você continue com a mesma seguradora. Em alguns casos, existem descontos adicionais para quem não tiver pontuação na carteira, por exemplo.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar