Vai viajar no feriado? Veja dicas para evitar enjoo no carro

O enjoo é um problema comum nas viagens de carro. Segundo uma pesquisa de Ford Europa, o incômodo afeta cerca de dois terços dos passageiros.

O enjoo é um problema comum nas viagens de carro. Segundo uma pesquisa de Ford Europa, o incômodo afeta cerca de dois terços dos passageiros, principalmente crianças e adolescentes. Normalmente, a condição piora quando as pessoas viajam no banco de trás e olhando para baixo (por exemplo, lendo livros ou jogando video games) – durante um teste, adultos que olhavam para o visor de seus celulares demoraram em média 10 minutos para sentir desconfortos.

LEIA MAIS: Gestante deve tomar cuidados ao dirigir; conheça os principais
Estreia 13/04: confira os carros do novo Velozes e Furiosos e os que marcaram a franquia

Curiosamente, os bebês não sentem enjoo durante as viagens de carro. Isso porque o mal-estar só afeta as pessoas depois que elas começam a andar. Entretanto, crianças, adultos, idosos e animais não escapam do desconforto. Antes dos sintomas apareceram, é possível notar bocejos e transpiração, pois acontece uma espécie de desencontro entre os sinais que o cérebro recebe dos olhos e do labirinto.

“O problema de enjoo no carro muitas vezes pode ser causado simplesmente pelo modo como o motorista dirige”, afirma Jelte Bos, da TNO Sistemas de Percepção e Cognição, em Soesterberg, na Holanda. “Adotar um estilo de dirigir mais suave ajuda bastante a diminuir a sensação de náusea, além de economizar combustível.”, explica o profissional, que desenvolveu um dispositivo para mostrar quando o comportamento na direção pode afetar os passageiros predispostos a esse mal.

Veja abaixo as dicas do professor para aliviar o mal-estar no carro:

– Sente-se de preferência no banco da frente, ou no meio quando estiver no banco de trás, para poder enxergar a estrada à frente;

– Dirija de modo suave e, sempre que possível, evite freadas, acelerações bruscas e passar sobre buracos;

– Distraia quem estiver passando mal – até cantar em família pode ajudar;

– Não há problema em beber refrigerante e comer biscoitos, mas evite tomar café;

– Use um travesseiro ou um suporte para evitar que a cabeça balance;

– Use o ar-condicionado para manter a circulação de ar fresco na cabine.

 

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile