Dicas para economizar combustível
Fazer as manutenções preventivas e abastecer com etanol ou gasolina de qualidade são algumas
A receita para diminuir os gastos com combustível leva três “ingredientes”: dirigir de maneira correta, realizar as manutenções preventivas e abastecer em postos de confiança. Para ajudar você, condutor, nesta tarefa, o Garagem 360 preparou esta matéria especial, com dicas para melhorar alguns dos seus hábitos de condução e, de quebra, evitar os gastos excessivos com o abastecimento.
De acordo com Nilton Monteiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), rodar com os vidros abertos pode afetar a aerodinâmica do veículo. “O ar que entra na cabine gera resistência, fazendo com que o motor tenha que se esforçar mais para manter determinada velocidade, elevando assim, o consumo”, diz Monteiro.
O especialista diz ainda que os vidros devem ser mantidos fechados especialmente quando a velocidade do carro passa dos 80 km/h. Outra recomendação para diminuir os gastos com etanol, gasolina e diesel é não prolongar demais a troca de marcha e não acelerar bruscamente. Isso evita uma maior queima de combustível.
Mas se você é do tipo que adora modificar o veículo e instalar nele itens como escapamentos esportivos, rodas com aros maiores e caixas de som enormes, é importante saber que esses acessórios podem aumentar as idas aos postos. O que acontece é que com eles o carro fica mais pesado e, consequentemente, tem de fazer mais força.
“No caso das rodas, se o condutor deseja aumentá-las, nós recomendamos que a alteração seja feita somente duas polegadas para cima. Por exemplo, se o carro possui roda de 13 polegadas, o correto é, no máximo, colocar um aro de 15 polegadas, caso contrário, haverá gasto”, comenta Alberto Vidal, consultor técnico automotivo da Car Club Firestone, de São Paulo.
Vale salientar que o uso de pneus mais largos também faz o carro “beber mais”, por conta da maior área de contato com o solo. Como comenta o diretor executivo da AEA, o bagageiro é outro elemento que pode interferir no consumo. Isso porque, assim como acontece com as rodas e outros itens, ele aumenta o peso do veículo.
Por falar em peso, quanto mais carregado o modelo estiver, mais combustível ele irá precisar, portanto, é imprescindível ficar atento ao que se leva em seu interior. Vale consultar o manual do proprietário para saber qual a carga máxima.
O aerofólio – e também o spoiler -, por sua vez, quando o veículo já sai de fábrica com ele, pode ter um efeito positivo na questão consumo. “Ele promove melhor aerodinâmica, pois joga para fora todo o ar e não deixa criar turbulência durante o percurso”, afirma Monteiro.
Porém, no caso de uma instalação mal feita e de a escolha do equipamento ser feita levando em conta apenas a beleza, é possível que você tenha mais gastos com o abastecimento porque ele irá segurar o carro e exigir mais força do motor para se mover.
Outras dicas
Rodar com o carro com os pneus murchos ou com a calibragem errada também influencia no consumo de combustível. O indicado é calibrar uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias. E para saber a pressão ideal é só consultar o manual do proprietário.
Apesar de nem todo mundo ter conhecimento, as velas têm relação com os gastos com gasolina e etanol. Hiromori Mori, consultor de assistência técnica da NGK, empresa especialista em ignição, comenta que estas peças precisam de inspeção anual – ou quando haja dificuldades na partida – e troca a cada dez mil quilômetros rodados.
“Velas demasiadamente desgastadas provocam consumo excessivo, irregularidades no funcionamento, aumento de emissões de poluentes e podem comprometer outros componentes, como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e catalisador”, garante Mori.
E aquela velha história de deixar o carro em ponto morto na descida, esqueça. O importante é que ele fique sempre engatado, assim gasta-se menos combustível. Para finalizar, abasteça sempre em postos de confiança, que trabalhem com produtos de qualidade, e nunca deixe de fazer as manutenções preventivas – caso a lubrificação, os filtros de ar, óleo e combustível e os líquidos de refrigeração estejam fora do padrão, o motor “beberá” mais etanol ou gasolina do que o necessário.