Dicas para acertar ao participar de leilões de veículos

Confira algumas dicas importantes para quem deseja comprar um carro a partir dos leilões de veículos, sem um prejuízo futuro.

Atualmente há muitas maneiras de comprar um carro, entre as opções, existem os leilões de veículos. No entanto, é preciso se atentar aos detalhes e cuidados que a modalidade exige. Dessa forma, confira algumas dicas para participar da melhor maneira dos leilões automotivos.

Confira algumas dicas para participar dos leilões de veículos (Foto: Pixabay)

Leilões de veículos: o que é e como funcionam

Os leilões de veículos são uma ótima opção para adquirir um veículo com baixo custo. Tanto que, um carro nessa modalidade de compra pode ser até 30% mais barato.

No entanto, os cuidados devem ser redobrados. Isso acontece porque não há a possibilidade de ter a real certeza das condições de funcionamento do modelo. Além disso, é importante destacar que, além do valor gasto com o carro, todas as demais taxas, como transferência, transporte e até os reparos caso necessários, ficam por conta do novo proprietário.

Assim como os demais, os leilões de veículos funcionam através de lances. Antes de tudo, o recomendado é conhecer a dinâmica da modalidade de venda. Dito isso, e já familiarizado, confira algumas dicas para não errar ao participar do leilão.

Dicas para participar dos leilões de veículos

Antes de qualquer outra coisa, o aconselhável é certificar-se de todas as veracidades das informações. Para isso, se possível, visite o local onde está o veículo, não se baseie em fotos apenas. Afinal, a realidade das condições do veículo podem ser outras.

Além disso, no momento da consulta, leve um mecânico de confiança. Dessa forma, você poderá ter um olhar técnico das reais condições do carro desejado.

Ao conhecer o carro, leve um mecânico de confiança para analisar o modelo (Foto: Freepik)

Outra parte fundamental é conhecer a procedência do leilão, bem como do leiloeiro. Além de conferir as condições do carro, é preciso se atentar à confiabilidade de quem promove o evento.

Nesse caso, procure na internet alguma informação sobre a empresa, converse com outras pessoas que já participaram de outros leilões promovidos pelas mesmas pessoas e/ou organizações. Dessa forma, você evitará problemas futuros com a entrega do veículo.

Outra dica é focar nos carros mais populares disponíveis. Isso porque, geralmente os carros de leilão necessitarão de alguma manutenção. Com isso, as peças dos carros mais vendidos serão mais baratas e fáceis de achar.

Tenha em mente alguns modelos que você deseja adquirir, bem como o preço de mercado deles. Dessa forma, você poderá negociar de forma mais justa e não será prejudicado ao comprar um veículo com preço acima do valor de mercado.

Por fim, faças as contas de quanto irá gastar para analisar se realmente o negócio valerá à pena. Lembre-se que além do valor do veículo, terá que entrar na conta, as taxas de transferência do carro, a taxa de serviço do leiloeiro, essa geralmente é de 5% e, além disso, as manutenções necessárias para deixar o carro em condições ideais de uso.

Compare carros e motos: conheça nova ferramenta gratuita do Garagem360

Principais características de leilões de veículos:

– Carros em média 30% mais em conta;

– Pagamento deve ser feito à vista;

– Todas as taxas de transferências são por conta do comprador;

– Leiloeiro cobrará em média 5% do valor do lance;

– Carros geralmente necessitarão de manutenção.

Faças as contas para verificar se o negócio vale à pena (Foto: Freepik)

 

 

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile