Dicas indispensáveis do que avaliar antes de comprar um carro elétrico

carro elétrico, o que avaliar antes de comprar

Você sabe o que avaliar antes de comprar um carro elétrico? Acontece que junto com o crescimento de vendas no segmento, deve-se pensar em determinados fatores que são cruciais na hora de ter um modelo de propulsão elétrica para chamar de seu. Dessa forma, veja algumas dicas que te ajudarão a decidir a compra.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

carro elétrico, o que avaliar antes de comprar
carro elétrico, o que avaliar antes de comprar (Foto: Pixabay)

O que considerar na hora de comprar um carro elétrico

O crescimento no número de vendas do segmento de elétricos é um fato. Segundo a Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a venda acumulada de carros elétricos no Brasil, entre janeiro e outubro de 2021, foi de 1.805 novos veículos. O resultado categoriza um aumento de 123,3% em comparação à 2020. Através dos índices é possível constatar que o segmento está em constante evolução no mercado nacional.

No entanto, ainda há muito para ser feito para que realmente os veículos de propulsão elétrica sejam uma realidade para grande parte da população.

VEJA TAMBÉM

Acontece que os carros elétricos atendem uma mínima parcela de motoristas devido ao alto preço. Para método de comparação, o veículo da categoria mais barato no mercado nacional é o JAC E-JS1, que tem preço de R$ 149.990.

No comparativo, o carro é R$ 80 mil mais caro que um Renault Kwid, por exemplo, o hatch a combustão mais barato da atualidade. Ambos são considerados city cars, ou seja, carros pensados para circulação dentro das vias urbanas. Mas o alto preço das baterias os deixam em níveis bem diferentes.

Ainda falta estrutura tanto dentro quanto fora das cidades para recarregar os veículos. Além disso, é importante pensar nas manutenções que o veículo exige e claro, se o consumo se adequa à sua realidade. Dito isso, veja algumas dicas a considerar antes de decidir adquirir um carro elétrico.

A autonomia do carro elétrico 

Além dos problemas já citados, muitos ainda torcem o nariz para os carros elétricos por receio da autonomia. Ou seja, o medo de ficar na mão por falta de carga nas baterias. Para isso, pense na sua rotina atual e veja o quanto de quilômetros rodados você percorre com o veículo em uma semana, por exemplo.

Dessa forma, você poderá se programar para quantos dias na semana serão necessários parar o veículo para realizar a nova recarga das baterias.

carro elétrico, o que avaliar antes de comprar
É preciso avaliar a autonomia do carro (Foto: Pixabay)

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

Não esqueça da manutenção

De forma geral, os carros elétricos são conhecidos por serem veículos que possuem uma manutenção mais em conta. Isso acontece porque os componentes do motor são bem mais reduzidos do que de um carro tradicional movido a combustão. No entanto, é preciso pesquisar as oficinas que estão realmente preparadas e qualificadas para te atender quando necessário.

Faça as contas

É fato que os carros elétricos, até os mais simples são mais caros do que os carros movidos por etanol ou gasolina, por exemplo. No entanto, a economia que fará ao deixar de abastecer também deve ser levada em consideração.

Pesquise o quanto deixará de gastar com combustível em um mês inteiro e o quanto passará a gastar para carregar o veículo elétrico em um Wall Box residencial. A economia deve ser levada em consideração.

carro elétrico, o que avaliar antes de comprar
Veja os custos de combustível e recarga (Foto: Pixabay)

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar