Dicas importantes sobre troca de óleo para carros e motos

Confira dicas sobre a troca de óleo
(Foto: Pixabay)
publicidade

A troca de óleo deve sempre estar no calendário de todo condutor que preza pelo bom funcionamento do veículo, seja ele carro ou moto. Dito isso, confira algumas dicas sobre o assunto.

Confira dicas sobre a troca de óleo
Confira dicas sobre a troca de óleo (Foto: Divulgação)
publicidade

Dicas sobre a troca de óleo do veículo

Essencial para garantir o bom funcionamento do motor, o produto é responsável por reduzir o atrito e, assim, evitar o desgaste das peças. Por isso, além de escolher o produto ideal, é fundamental atentar-se aos cuidados no momento da troca de óleo, evitando possíveis problemas.

Identifique o intervalo para a troca do óleo

A Motul, marca especializada no assunto, explica que o  intervalo para a troca do óleo é definido pelo fabricante de acordo com uma condição ideal de operação. Para os carros, o ideal é seguir o que indica o manual do proprietário do veículo.

VEJA TAMBÉM

No entanto, a maioria das motocicletas trabalha em regimes severos de uso, como trânsito urbano, alta carga e baixa refrigeração.

publicidade

“Nesse caso, o ideal é reduzir pela metade o intervalo recomendado no manual”, diz Marcelo Rocha, engenheiro técnico da Motul Brasil. Nesse caso, deve ser considerado o limite que vier primeiro, quilômetro rodado ou tempo de uso.

Escolha o lubrificante conforme a especificação 

Após identificar o intervalo para a troca do óleo, é fundamental seguir a recomendação disponível no manual do proprietário sobre a especificação do lubrificante (mesma viscosidade, norma API equivalente ou mais exigente e norma JASO atualizada).

publicidade

Tenha cuidado ao adicionar o novo óleo

Para fazer a troca de óleo, é necessário utilizar um funil limpo ou aproveitar o bico extensor da embalagem do lubrificante para inserir o óleo diretamente no bloco do motor.

“Caso opte por colocar o produto diretamente, deve se certificar de que não há sujeira na região próxima à entrada do óleo, pois essas partículas podem gerar contaminação”, alerta o engenheiro técnico da Motul Brasil.

Aqueça a motocicleta antes de fazer a troca

No caso das motos, para melhorar a qualidade do óleo, a recomendação é aquecer a motocicleta por dois minutos. “Isso fará com que o lubrificante se aqueça, diminuindo a sua viscosidade, o que garantirá a extração de maior quantidade de óleo usado para o intervalo de tempo em que você deixar o bujão aberto”, explica Rocha.

publicidade
Confira dicas sobre a troca de óleo
Aqueça a moto antes de realizar a troca (Foto: Divulgação)

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

Motul lança nova linha de aditivos para carros e motos  

A marca acaba de anunciar a nova linha de aditivos. O lançamento está alinhado à estratégia global da companhia de diversificar o portfólio para responder à evolução dos motores.

publicidade

A empresa traz ao Brasil fórmulas que são globalmente utilizadas pela marca, entre os lançamentos, está os limpadores de motor pré-troca: Engine Clean e Transmission Cleaner.

Além disso, a marca também apresenta  aditivos de combustível: Valve & Injector Clean, Octane Booster, Stabilizer, Valve Expert, DPF Clean, Diesel System Clean e Cetane Booster, todos para carros. A marca também apresenta ao mercado uma nova linha powersport para motos, com as soluções Engine Clean Moto e Boost and Clean.

A proposta da empresa é atender toda a manutenção do veículo, com um portfólio de soluções que facilitem a rotina da oficina. O portfólio da companhia oferece óleos de motor, transmissão e diferencial, fluidos de freio e arrefecimento, além de uma linha completa focada na manutenção e estética e aditivos de combustível e óleo.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Confira dicas sobre a troca de óleo
Nova linha Motul (Foto: Divulgação)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar