Dicas importantes para comprar carros seminovos ou usados

O brasileiro está mais interessado por carros usados e seminovos. De acordo com a última pesquisa sobre intenção de compra e venda de veículos realizada pela Webmotors, 83% dos usuários da plataforma esperam fechar negócio ainda no segundo semestre de 2022. 

Diante da expectativa de alta demanda por carros seminovos ou usados, trazemos cinco importantes dicas para efetivar uma compra de carro mais segura.

Confira 5 dicas importantes para comprar carros seminovos ou usados

Especialista da NGK, multinacional japonesa fabricante de velas e cabos de ignição, alertam para os cuidados que os motoristas que planejam comprar um carro usado ou seminovo devem ter em mente:

1- Realizar vistoria cautelar ou inspeção pré-compra

(Foto: Divulgação/Kronos)

“Hoje, muitas empresas fazem a inspeção do veículo, chamada vistoria cautelar, que é uma solicitação dos órgãos de trânsito para realização da transferência. Isso evita dor de cabeça por parte do comprador, que recebe um veículo inspecionado e com histórico das condições gerais”, aponta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK Brasil.

Outra boa prática é levar o veículo para uma inspeção pré-compra com seu mecânico de confiança. “Essa atitude pode evitar a aquisição de veículos com problemas mecânicos e facilitar a negociação de um desconto para cobrir os custos com manutenção”, aconselha o especialista.

2- Verificar a documentação do veículo

Verificar a documentação do veículo é fundamental (Foto: Divulgação)

“É fundamental checar se os documentos do veículo estão em ordem e livres de notificações ou multas”, recomenda Mari. “Se a venda do automóvel for feita com débitos pendentes, o comprador ficará responsável por realizar todos os pagamentos”, alerta.

Com a placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos, é possível pesquisar esses dados relevantes por conta própria nos portais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

3- Fazer um test drive

Verifique se a manutenção preventiva está em dia (Foto: Freepik)

Um bom test drive possibilita ao comprador entender o estado em que está o veículo. Testar a partida do motor e trocar todas as marchas com o carro em movimento estão entre as principais recomendações de Mori para os motoristas.

“São precauções simples que podem identificar se há problema no sistema de ignição ou na bateria – e até mesmo se existe algum ruído ou dificuldade para engate ao passar por obstáculos”, afirma.

4- Agendar uma avaliação técnica

Mecânico avaliando a suspensão (Foto:Chiptronic)

Para ter ainda mais segurança na compra de um carro usado ou seminovo, outra indicação é conversar com um mecânico de confiança e agendar uma avaliação técnica para detectar eventuais problemas. “Nessa avaliação, o profissional pode verificar os principais componentes do carro e identificar se há problemas, como sinais de batidas, vazamentos ou falhas nos módulos eletrônicos”, explica o especialista.

“Se possível, levar seu mecânico para avaliar o veículo ou marque com o proprietário anterior na oficina, para que o seu mecânico examine o carro antes de fechar o negócio”, recomenda.

5- Observar as velas de ignição

Desgaste das velas de ignição deve ser observado (Foto: Shutterstock)

Um dos componentes de desgaste natural que deve ser observado é a vela de ignição. “Pelo aspecto das velas de ignição, um profissional qualificado consegue indicar como está o estado geral do motor, o que pode evitar custos elevados na reparação do veículo e possíveis desgastes após a sua compra”, aponta o consultor da NGK.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile