Dicas importantes para acertar ao comprar carros usados
Ao considerar comprar carros seminovos ou usados leve ao mecânico de sua confiança, faça um test-drive e siga outras recomendações
Ao considerar comprar um automóvel usado, não deixe de levá-lo ao mecânico de sua confiança, fazer um test-drive e verificar atentamente a documentação do veículo. Estas são algumas dicas do Autoconf, aplicativo vinculado a uma plataforma inteligente de gestão de veículos, para não errar na hora de comprar carros usados.
Passo a passo para acertar ao comprar carros usados ou seminovos
Como a aquisição de um veículo envolve uma soma significativa de dinheiro, é preciso ter todo o cuidado ao comprar um seminovo ou usado, para evitar futuras dores de cabeça. “Qualquer vacilo ou desatenção pode amarrar o cliente com um produto que só vai dar problema”, alerta Rodrigo Dal Bello, CEO do Autoconf.
Assim, existem alguns pontos que todo mundo deve observar antes de comprar um veículo usado. Confira a seguir o passo a passo.
1 – Verifique o automóvel com cuidado
Achar um carro do jeito que você quer pode ser uma tarefa difícil e levar tempo. Não deixe que isso diminua o cuidado ao avaliar o automóvel. Verifique a pintura, se existem marcas de possíveis batidas, a quilometragem (carros com quilometragem muito alta podem ser um problema), a parte mecânica, a conservação do interior do carro e se todas as funcionalidades, como ignição, parte elétrica e multimídia, estão em ordem.
2 – Leve a um mecânico de confiança
É provável que você não possua todo o conhecimento necessário para avaliar um carro. Por isso é sempre indicado que se leve a um mecânico de sua confiança – ou alguém que tenha bastante conhecimento sobre automóveis – para auxiliar na avaliação do veículo. Dessa forma, você garante que nenhum problema passe despercebido.
3 – Faça um test-drive
Não tenha vergonha de pedir para testar o veículo. É fundamental que você se sinta à vontade ao dirigir o carro, afinal de contas, você está prestes a investir uma boa soma de dinheiro. Aproveite o test-drive para avaliar também as funcionalidades. É a melhor maneira de se ter uma impressão mais ampla sobre o veículo.
Aproveite e veja : Top 10 dos carros usados mais valorizados e vendidos em plataforma
4 – Cheque a documentação e procedência do veículo
Evite surpresas. Peça para ver os comprovantes de negativação de multas passadas, pagamento de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), licenciamento e até mesmo o histórico de revisões. Nunca compre automóveis de procedência duvidosa.
5 – Procure lojas de revendas de confiança
Dal Bello ressalta que é fundamental realizar negócios com lojas e comerciantes com bom histórico de mercado. Segundo ele, isso garante que todos os itens anteriores já foram previamente checados quando a loja adquiriu o veículo para revenda.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.