Dicas importantes para evitar roubo ou furto do seu veículo

Com o aumento da violência e criminalidade, proteja-se! Veja as orientações mais importantes para evitar o roubo ou furto do seu veículo

A violência dos grandes centros tem nos deixado cada vez mais preocupados com a nossa segurança. Mas além da nossa própria segurança, também temos a preocupação com nossos bens materiais, como o roubo ou furto do seu veículo.

Segundo um levantamento feito pela Ituran Brasil, com dados de 2021 da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, 71.878 veículos foram roubados ou furtados em todo o território paulista. Por isso, além de ações do governo federal e estadual, também podemos tentar minimizar os riscos e evitar que nosso carro seja roubado/furtado seguindo algumas orientações; confira as dicas a seguir!

Foto: Reprodução

Previna-se: dicas importantes para evitar roubo ou furto do veículo

1) Planeje rotas mais seguras

Antes de sair de casa, planeje seu caminho por ruas e estradas que sejam mais seguras. Sabemos que muitas vezes a intenção é evitar o trânsito, mas evite passar por locais que você não conheça, que são muito afastados e com sinalização precária. Planejar o seu caminho pode impactar diretamente na sua segurança e do seu veículo.

2) Sinal vermelho? Fique distante do carro da frente

Quando estiver chegando próximo a um semáforo, se possível, evite parar o carro por completo, reduzindo apenas a velocidade. Mas, se for necessário parar, mantenha uma distância segura do veículo da frente e mantenha a primeira marcha engatada. Assim, se um ladrão se aproximar, você terá espaço para arrancar com o carro.

(Foto: Pixabay)

3) Invista em alarmes e outros sistemas de segurança

A tecnologia é uma grande aliada da segurança. Além dos convencionais alarmes, você também pode investir em bloqueadores, rastreadores e localizadores. O primeiro, em uma tentativa de furto, bloqueia a ignição ou a bomba de combustível. Os rastreadores e localizadores te ajudam a acompanhar o veículo em tempo real, ajudando a encontrá-lo em caso de furto.

Se a sua preocupação em relação a telemetria é a sua privacidade, fique tranquilo: os dados são usados apenas para tornar toda a operação mais segura e eficiente. Quem ganha com isso é o próprio condutor, que reduz significativamente seus comportamentos inseguros e ainda, em caso de roubo/furto, tem seu veículo rapidamente localizado.

4) Não deixe objetos no interior do veículo

Qualquer tipo de objeto pode funcionar como um atrativo para ladrões. Então, sempre que estacionar o veículo, deixe todos os objetos guardados no porta-malas ou no porta-luvas. Essa é uma dica simples e que pode evitar surpresas ruins!

Estacione em locais movimentados. (Reprodução)

5) Tenha certeza que fechou o carro para evitar o roubo ou furto do veículo

Assim que sair do carro, verifique se realmente as portas estão travadas. Pode parecer bobo, mas saiba que alguns criminosos usam dispositivos eletrônicos que são capazes de impedir que o carro seja trancado. Então não custa confirmar, “mecanicamente”, se o veículo realmente está fechado.

6) Estacione em locais mais movimentados

Assim como é importante planejar uma rota segura, é importante escolher locais seguros para estacionar o seu veículo. Se for parar na rua, dê preferência a locais com maior movimentação de pessoas e com policiamento. Mas o ideal é sempre deixar o veículo em um estacionamento, principalmente no período da noite.

(Foto: Divulgação)

Com informações da Ituran e LeasePlan 

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile