Dicas imperdíveis para comprar o seu carro seminovo!

carro seminovo
A busca por veículos seminovos e usados pode ser uma alternativa aos altos preços dos carros novos. Veja algumas dicas para comprar o seu carro seminovo (Foto: Dieny Portinanni/Unsplash.com)

Conforme você vem acompanhando aqui no Garagem360, os preços dos carros 0km cresceram bastante nos últimos meses. Junto com a falta de estoque, este é um dos motivos que fizeram com que as buscas por carros seminovos e usados se tornarem um boa alternativa . As vendas idem. E na hora de comprar, você deve tomar alguns cuidados. Confira agora algumas dicas para comprar o seu carro seminovo.

carro seminovo
Foto: Obi Onyeador/Unsplash.com

Dicas imperdíveis para comprar o seu carro seminovo!

Comprar um carro é o sonho de várias pessoas. E o mercado de seminovos (de um a três anos de uso) e usados (quatro anos de uso ou mais) vem se tornando uma boa saída para os altos preços dos carros novos. Mas os clientes devem levar em consideração alguns fatores e passar por algumas etapas na hora da compra. Segundo a empresa Karvi, a inspeção do veículo, a quilometragem e a negociação são três deles.

carro seminovo
Foto: Pixabay.com

No primeiro caso, trata-se da vistoria veicular. Ela é importante para atestar a qualidade da parte mecânica, da parte elétrica, da carroceria e de outras partes do carro. Durante o serviço, o responsável irá apontar os pontos positivos e os problemas. Vale lembrar que esta vistoria pode ser tanto uma vistoria cautelar, uma vistoria pré-compra ou de procedência.

A verificação da quilometragem exata também é bastante importante. Isso porque em muitos os casos, ela ajuda a saber se o preço cobrado é justo, visto que a quilometragem é um ponto importante na hora de precificar o carro, Sem falar que essa informação também pode ser importante para o comprador planejar o futuro.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

carro seminovo
Foto: Pixabay.com

Por fim, a negociação também faz parte destas dicas de compra de um carro seminovo. De acordo com Matias Fernández Barrio, fundador da Karvi, o cliente precisa fazer uma revisão mais técnica no veículo e o vendedor oferecer boas condições para o comprado.

“O ideal é conversar com o vendedor e fazer uma revisão de todas as funcionalidades do veículo, testar seus componentes e garantir que o valor final esteja de acordo com as condições financeiras do comprador. Assim, o cliente garante um negócio que caberá no seu bolso”.

Mercado em queda

carro seminovo
Foto: Divulgação/VW

O mercado de carros seminovos e usados terminou em baixa no último mês. De acordo com os dados da Fenabrave, foram vendidos 834.882 automóveis de passeio no último mês. Ou seja, uma queda de 8,64% com relação ao mês anterior. Se compararmos com as vendas de setembro de 2020, esta retração foi de 3,99%.

No entanto, as 7.298.755 unidades vendidas durante os primeiros nove meses deste ano representam um aumento de 39,57% com relação ao mesmo período do ano passado. Juntando com os comerciais leves, o número de carros negociados sobre para 980.912. Ou seja, 8,69% a menos com os números registrados em agosto.

O acumulado deste quesito também terminou em alta (40,07%). Dentre os veículos, quem se destacou em setembro foi o VW Gol. Ele teve 74.684 unidades vendidas em todo o território nacional. O Fiat Palio vem logo atrás (44.722 unidades). Já o Fiat Uno terminou na terceira (43.765 unidades). O comercial leve mais vendido foi a Fiat Strada (28.431 unidades).

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar