Velocidade, troca das marchas e revisões: veja dicas para economizar combustível Velocidade, troca das marchas e revisões: veja dicas para economizar combustível

Com as variações de preços da gasolina e etanol, economizar combustível é sempre uma boa pedida. O motorista pode tomar algumas atitudes para melhorar o desempenho do carro e conseguir médias de consumo mais vantajosas. Reginaldo Carvalho, chefe de oficina Volkswagen da rede de concessionárias Caraigá, separou algumas dicas para quem quer rodar mais com menos combustível. Confira:

Ligando o carro
Ao ligar o veículo, evite acelerar bruscamente com o motor ainda frio. Além de queimar combustível em excesso, isso também danifica peças do propulsor. Aos poucos, o carro atingirá a temperatura ideal de funcionamento.

LEIA MAIS: Fiat mostra Argo sem adesivos de camuflagem
Veja dicas para escolher uma boa oficina

Calibração dos pneus
Para cada veículo, existe uma especificação – na maioria dos casos, o número de pressão ideal fica localizado na tampa de combustível ou no manual de bordo. É necessário ter cuidado, pois a quantidade de carga do carro muda a calibragem do pneu. Exemplo: com poucas pessoas (parcial) ou com pessoas e bagagem (carga total). A pressão correta pode fazer o consumo cair até 20%.

Trocas de marcha
Elas precisam ocorrer no momento certo. Andar com rotação elevada aumenta consideravelmente o consumo do veículo. Em uma condução econômica, o ideal é trocar as marchas entre 1.500 rpm e 2.500 rpm.

As revisões preventivas
Nestas revisões, a equipe de mecânicos troca o filtro de óleo do motor e de combustível, as velas de ignição, verifica o sistema de injeção e inspeciona muitos outros componentes. Tudo para que o carro permaneça com um bom índice de eficiência.

Pesos extras e acessórios
Andar com excesso de carga e acessórios (bolsas, ferramentas, suporte para bicicletas, etc) desnecessários em seu carro sempre atrapalha no consumo desejado. A regra é clara: quanto maior o peso, mais força vai ser necessária para fazer o carro andar. Isso eleva a quantidade de combustível injetada no motor.

Velocidade ideal
É possível economizar mais combustível andando em velocidades entre 80 km/h e 100 km/h. Entretanto, lembre-se de respeitar as velocidades máximas de cada via e as leis de trânsito.

Combustível de qualidade
O abastecimento deve ocorrer sempre em um posto de confiança. Com a utilização de combustíveis adulterados, as peças podem ser corroídas, ocasionando problemas como o entupimento do filtro de combustível, que gera diferença de mistura de oxigênio e combustível. Vale lembrar que a solicitação do teste de qualidade é um direito do consumidor.

Ar-condicionado e vidros abertos não combinam
Para muitos, o ar-condicionado é o principal vilão. Procure utilizá-lo apenas quando necessário. Se você vai ligar o ar-condicionado, não abra as janelas. Aliás, mesmo o carro estando só com as janelas abertas, ele passa por um arrasto aerodinâmico que, consequentemente, sobe o consumo em até 10%.