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Dicas de segurança para pegar a estrada com chuva

Créditos: Foto: Divulgação
18 julho, 2017
Da Redação, com assessoria

O motorista que pega estrada precisa estar sempre atento. Encarar a pista com chuva requer mais atenção ainda. Em alguns caos, a visibilidade fica comprometida, aumentando o risco de possíveis acidentes. Itens como palhetas, freios e pneus também precisam estar em ordem, já que podem ter seus desempenhos afetados pelo acumulo de água. A Ford reuniu uma série de dicas para ajudar os condutores a dirigirem em segurança nos dias de chuva.

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Como minimizar o risco de acidentes ao trafegar com pista molhada:

1. Mantenha os pneus em boas condições e jamais trafegue com pneus carecas. Pneus desgastados possuem capacidade limitada de remover água da pista, favorecendo a aquaplanagem. O limite de desgaste indicado nos pneus deve sempre ser respeitado, sendo também importante verificar constantemente a calibragem.

2. Reduza a velocidade em pistas molhadas. Quando começa a chover, a água e a fuligem seca do asfalto criam uma mistura muito escorregadia. Conforme a chuva aumenta, essa mistura é dissolvida, porém o atrito do pneu com o solo continua baixo por conta do asfalto encharcado. Nessas condições, trafegar em velocidades baixas proporciona maior controle do veículo e maior tempo de reação em casos de imprevistos, além de reduzir o risco de aquaplanagens. O ideal é diminuir a velocidade em 20% com relação à velocidade desenvolvida em pista seca. Ou seja, se o limite de velocidade estabelecido for de 100km/h, procure limitar a velocidade em torno de 80km/h. Em situações de chuva forte e baixa visibilidade, a velocidade deve ser reduzida ainda mais;

3. Aumente a distância do veículo da frente. Com pista seca, a recomendação é respeitar um intervalo de dois segundos para o carro que estiver à frente. Com chuva, esse intervalo deve ser de quatro segundos. Para calcular esse intervalo, basta marcar um ponto de referência na pista e contar o tempo entre a passagem da traseira do carro da frente e a passagem da dianteira do carro que vem atrás;

4. Evite manobras e frenagens abruptas. Com a pista molhada, as reações do veículo são limitadas. Por isso, deve-se dirigir com suavidade nessa circunstância. Movimentos rápidos e freadas bruscas podem levar a perda de controle do carro. Para reduzir a velocidade em descidas e antes de curvas, é recomendado utilizar o auxílio do freio motor, ou seja, reduzir marchas. Frenagens abruptas devem ser feitas apenas em emergências, principalmente em veículos sem ABS e em situações de tráfego intenso;

5. Mantenha a calma em caso de aquaplanagem. Nessa situação, o procedimento correto é tirar o pé do acelerador e segurar firme o volante até que o contato com o solo seja retomado. Frenagens e movimentos bruscos no volante durante a aquaplanagem podem desestabilizar o veículo.

Baixa visibilidade
As nuvens carregadas de chuva reduzem a luminosidade externa e a água da chuva altera as condições de visibilidade ao cair no para-brisa e no piso. As recomendações abaixo podem ser úteis para reduzir riscos nessas condições:

1. Mantenha as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado. Palhetas desgastadas não removem a água da chuva adequadamente e podem causar danos ao para-brisa, como marcas e riscos. Além disso, é importante conservar o para-brisa limpo e sempre verificar o nível de água do limpador;

2. Acenda os faróis quando chover, mesmo durante o dia. Dessa forma, o carro fica mais visível para pedestres e outros motoristas. Porém, o farol alto não é aconselhado, pois sua luz pode ser refletida na chuva, causando ofuscamento, principalmente se também houver neblina. Nessas situações, o farol baixo é recomendado;

3. Evite o embaçamento dos vidros. O ar-condicionado e o desembaçador traseiro devem ser acionados sempre que necessário. Quando esses equipamentos não estiverem disponíveis, o ventilador deve ser ligado na direção do para-brisa e as janelas devem ficar com uma pequena abertura.

Alagamentos
Transpor trechos alagados é uma ação arriscada e que pode trazer sérias consequências, não somente pela profundidade e correnteza da água, mas também pela eventual presença de obstáculos submersos como bueiros abertos, pedras e troncos. As dicas abaixo podem tornar a transposição de um trecho alagado menos perigosa:

1. Jamais tente atravessar trechos com correnteza. O veículo pode ser arrastado pela força da água;

2. Avalie a profundidade da água. Em veículos de passeio, evite passar por trechos onde o nível da água esteja acima do centro da roda;

3. Utilize a primeira marcha para atravessar trechos alagados. Dessa forma, o carro terá mais força de tração para transpor a resistência da água e eventuais obstáculos que estejam submersos;

4. Dirija em velocidade baixa e constante, evitando acelerar e frear durante a travessia. O fluxo constante de gases pelo escapamento irá minimizar as chances de que ele seja bloqueado pela água, o que interromperia o funcionamento do motor. A baixa velocidade também evita a formação de ondas na frente do automóvel, minimizando a chance de ocorrer o “calço hidráulico”, quando o motor para de funcionar devido à entrada de água pelo filtro de ar;

5. Evite passar por trechos alagados onde outros veículos estejam trafegando. O carro da frente pode ter problemas e parar subitamente, fazendo com que os automóveis subsequentes fiquem presos no fluxo. Um veículo por vez deve transpor o trecho alagado.

Outras dicas

1. Cuidado nas ultrapassagens: Sinalize, para que o outro carro saiba o que você vai fazer;

2. Cuidado ao entrar no carro com os sapatos molhados. Seu pé pode escorregar na hora de pisar em um dos pedais;

3. Parte elétrica:  certifique se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel) estão em perfeito funcionamento;

4. No caso de algum problema mecânico:  ligue o pisca-alerta e sinalize o local com o triângulo;

5. Não dirija com sono. Se perceber que não vai resistir, faça paradas regulares, descanse e depois siga viagem.

6. Use o cinto de segurança sempre. Isto é importante tanto para quem viaja no banco da frente quanto para quem vai no banco de trás;

 

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