Dicas de manutenção: quando trocar as pastilhas e discos de freio?

Confira os cuidados que se deve ter com as pastilhas e discos de freio do sistema. Além disso, veja quando está na hora de trocá-los.

O carro exige manutenção constante, afinal, é certo que peças e sistemas fiquem danificados ou que chegam ao final da vida útil ao longo do tempo. Dessa forma, veja qual o momento certo de trocar as pastilhas e discos de freio do carro.

dicas de manutenção do sistema de freio (Foto: Divulgação)

O sistema de freio: pedal, fluido, pastilhas e discos

O sistema de freio tem um dos papéis mais importantes em um veículo no que diz respeito à segurança. Dito isso, o mesmo deve estar em perfeitas condições e com a manutenção preventiva em dia.

Além do risco causado pela má conservação das pastilhas e discos de freio, a falta de manutenção pode ocasionar desgastes cada vez maiores e mais preocupantes para o funcionamento correto dos freios. Para isso, a Sulpar explica qual a hora certa de trocar as pastilhas e os discos do sistema de freio.

A princípio, a empresa explica que é essencial conhecer bem todas as peças que fazem parte do sistema e cada uma de suas funções. O sistema é composto por pedal, fluido de freio, pastilhas e discos.

O pedal funciona para ativar os freios. O ideal é que o motorista não precise utilizar muita força ao acioná-lo, caso contrário, algo pode estar errado com o servo freio – ou hidrovácuo – que serve justamente para multiplicar a força do pedal e transferi-la para todo o resto do sistema.

O fluido de freio tem uma função importante em todo o procedimento, é ele quem lubrifica e mantém todas as peças conservadas e em bom funcionamento. O ideal é trocá-lo aproximadamente a cada 10 mil km rodados ou 2 anos de uso.

O sistema é composto por quatro componentes (Foto: Pixabay)

Pastilhas e discos de freio: manutenção e cuidados

As pastilhas de freio criam a fricção para que o veículo pare gradualmente e, finalmente, os discos de freio são os componentes que recebem toda a pressão gerada pela sequência de ações do sistema e provoca a desaceleração e a frenagem completa do carro.

Como as pastilhas recebem muito atrito dos discos para que estes imobilizem o veículo, elas tendem a se desgastar com mais rapidez.

“A durabilidade das pastilhas depende de diversos fatores, como o fabricante e a utilização do veículo, portanto, é necessário consultar o manual do veículo para checar a recomendação do fabricante. Via de regra, a manutenção deve ser feita a cada 10 mil km rodados, mas pode variar de acordo com as condições de uso.” Explica a Sulpar.

Já em relação aos discos de freio, a durabilidade é maior, portanto, é recomendado fazer a manutenção preventiva sempre junto com as pastilhas, porém, não é necessário trocar os discos quando há desgaste apenas das pastilhas. Em caso de discos um pouco desgastados, também é possível realizar um recondicionamento da peça e prolongar a sua vida útil.

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Alguns elementos visuais podem ser checados preventivamente, como por exemplo, a espessura das pastilhas, que normalmente, não deve ser inferior a 2mm – a depender do veículo. Além disso, outros sinais de desgaste podem ser detectados, como fissuras ou rachaduras, que indicam que o componente já está deteriorado e deve ser trocado.

Por fim, é indicado observar a trepidação no volante, que pode ser o caso de problema no disco de freio. Caso o pedal de freio esteja muito baixo, é indicado  conferir os níveis do fluido de freio.

Trepidação do volante é um sinal de que algo está errado (Foto: Pixabay)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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