Dicas de manutenção para economizar combustível na estrada

Dicas de manutenção para economizar combustível na estrada
A economia do combustível depende da boa manutenção do carro. Veja dicas! Foto Ilustrativa

Como sempre estamos falando sobre a alta dos combustíveis no Brasil, dicas de como economizar nesse consumo sempre são bem-vinda. Assim, o Garagem360 pesquisou e traz três dicas para economizar combustível na estrada a partir da boa manutenção do veiculo. Afinal, sem a manutenção, a tendência é que os carros ou mesmo motos consumam ainda mais combustíveis, além de incidir em outros problemas que saem caros para o nosso bolso.

Dicas de manutenção para economizar combustível na estrada
carro na estrada (Foto: Freepik)

Veja as dicas de manutenção para economizar combustível na estrada

Troca de óleo

Parece um assunto repetitivo, mas é essencial ficar atento à quilometragem e data de validade do óleo usado no carro, para para economizar combustível. Além disso, devemos usar o produto recomendado pelo próprio fabricante do veículo, a fim de evitar malefícios no funcionamento do motor – o que faz o carro gastar mais combustível e apresentar outros problemas.

Alinhamento e Balanceamento

Especialistas sempre nos alertam sobre a importância de manter pneus alinhados e balanceados. Mas, porque? Bem, pneus com essa falta de manutenção “forçam” o carro para que ele funcione. Assim, há mais gasto de combustível, certo?

alinhamento e balanceamento
Fonte: Pexels

Aproveite e veja: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil 

Atenção aos Vazamentos

Por fim, vazamento de fluidos costumam aumentar o consumo de combustível do veículo. Sim! E ao perceber qualquer sinal de vazamento, veja a cor do produto, assim é possível detectar qual é a possível parte do veiculo responsável pelo vazamento.

De acordo com especialistas da Bidu Seguros, com informações passadas a nossa reportagem, veja as nuances e texturas dos fluidos do vazamento e suas eventuais causas:

Óleo Preto

Quando o óleo vazado é da cor preta ou ainda puxado para o marrom bem escuro, pode ser que o problema esteja com o lubrificante que está sendo utilizado dentro do motor. Caso o problema seja apenas algum gotejamento, fique tranquilo. É relativamente comum que algumas gotas escapem pelo sistema, não oferecendo maiores riscos.

Já se a mancha for significativa e acontecer por mais de três dias, pode ser que o motor esteja sendo prejudicado pela má qualidade do óleo.

Grosso Marrom ou Vermelho Fino

Neste caso, as coisas costumam complicar um pouco mais. Se o vazamento de óleo estiver muito espesso ou na cor avermelhada, é possível que esteja com vazamento no motor, mais propriamente no selo de transmissão ou na junta.

Se o seu carro tem transmissão automática ou possui algum tipo de eixo cardam, é mais comum que este tipo de vazamento aconteça, então é bom sempre ficar atento. Outro modo de notar se o fluído da transmissão automática está vazando é a percepção de trancos repentinos nas trocas de marchas. Se o câmbio estiver mole e parecendo frouxo na caixa, também pode ser um indício de problema na transmissão.

Castanho Claro ou Avermelhado fino

Quando acontece este vazamento (geralmente você encontra a mancha bem à frente do carro, diferente do vazamento de óleo do motor), o indício é de que a direção hidráulica do carro está com problemas. Este é um grande problema, já que a direção fica desestabilizada, podendo causar graves acidentes.

Rosa, Amarelo ou Verde Pegajoso

Em vazamentos de óleo “colorido”, temos um problema com o líquido de arrefecimento. Identificar este vazamento de forma rápida é essencial  para evitar que o motor tenha um superaquecimento, o que pode gerar problemas graves. Este é um problema mais comum em carros mais velhos e sinalizam que o reservatório deve ser completado urgentemente.

Em todo caso, é importante levar o carro a um mecânico de confiança o mais rápido possível. Lembre-se de que vazamento de óleo é apenas um sintoma de um problema que pode se tornar um problemão por falta de manutenção.

Como evitar acidentes
Imagem Ilustrativa

 

As dicas são de especialistas do Clube NDmais de descontos, mais sobre a empresa, você confere aqui!

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem 360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar