Dicas de manutenção: mitos e verdades sobre os aditivos automotivos

Dicas de manutenção para carros: uso de aditivos automotivos é visto desconfiança. Para tirar dúvidas, confira lista de mitos e verdades

O uso de aditivos automotivos é um assunto que é visto com uma dose de desconfiança por parte de alguns motoristas, que ficam em dúvida se os produtos realmente oferecem os benefícios que prometem. Para auxiliar você, trouxemos uma lista com mitos e verdades sobre o assunto preparada pela Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes. Confira a seguir!

Dicas de manutenção carros: mitos e verdades sobre os aditivos automotivos

(Foto: Freepik) – Dicas de manutenção para carros

Mitos e verdades sobre os aditivos automotivos

Existem diversos tipos de aditivos 

Verdade. Há vários tipos de produtos que atendem às necessidades de diferentes tipos de carros e motos, principalmente os que são adicionados ao combustível e os utilizados na pré-troca do óleo. Cada um produto tem uma ação específica, como prolongar a durabilidade do combustível ou fazer a limpeza de um determinado sistema.

Com a evolução dos motores, os aditivos serão mais exigidos

Verdade. Os aditivos automotivos passarão a ser cada vez mais necessários diante da evolução dos motores. Isso porque as tecnologias mais complexas precisam atender a uma série de requisitos, como consumir menos combustível, entregar mais potência, emitir menos ruídos e gerar menos emissões.

Confira dicas sobre a troca de óleo

(Foto: Pixabay)

O uso do flush prejudica a troca de óleo do motor

Mito. O flush é um aditivo com alta concentração de detergentes que agem com o motor ligado antes da troca de óleo. Possui como principal função a limpeza do sistema de lubrificação para impedir ou eliminar a borra, isto é, o acúmulo de resíduos no motor. O uso da solução é indicado a cada troca de óleo para ajudar o motor a tirar o máximo da performance do novo óleo.

Aditivos são capazes de restaurar o desempenho do motor

Verdade.aditivos para combustíveis que são capazes de restaurar o desempenho do motor, na medida em que limpam as válvulas de admissão e os bicos injetores. Essas soluções – que são adicionadas à gasolina ou ao diesel – também geram outros benefícios, como aumentar a economia de combustível, reduzir a emissão de poluentes, evitar a corrosão de peças, facilitar a partida a frio e melhorar o conforto na condução.

motoristas por app devem se atentar com a troca de óleo

Foto: reprodução

Usar aditivos ajuda a aumentar a octanagem da gasolina 

Verdade.aditivos automotivos que adicionados à gasolina aumentam o índice de octanas do combustível, o que melhora a combustão e o desempenho de partida e aceleração, desde que a tecnologia do motor consiga aproveitar esse benefício. Além disso, previnem contra a detonação e a combustão anormal e reduzem o consumo de combustível, a geração de ruídos e a emissão de poluentes.

troca de óleo

(Foto: unsplash.com)

Carros antigos não precisam utilizar aditivo para gasolina

Depende. Veículos antigos, fabricados com motores movidos a gasolina com chumbo, precisam de uma solução específica – geralmente feita à base de fósforo – para a substituição do chumbo, já não mais presente nos combustíveis. Esse produto ajuda a prevenir a recessão e o desgaste das sedes de válvulas. Também garante a proteção dos componentes, compensando a falta de chumbo nos combustíveis modernos.

Foto: Melhores Destinos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA