Dicas de direção defensiva para motocicletas
Veja 5 dicas de direção defensiva para motocicletas que te auxiliarão na hora da pilotagem, seja em trechos urbanos ou vias expressas.
Sejam motoboys, motoqueiros ou simplesmente amantes de duas rodas, pessoas que aderem ao estilo de locomoção estão vulneráveis a diversos perigos. Dito isso, veja a seguir dicas de direção defensiva para motocicletas para amenizar os riscos de acidentes.
Segundo dados do Detran de São Paulo, o estado de São Paulo possui cerca de 4.890.000 motocicletas circulando diariamente. Somente na capital paulista, a quantidade é de 1.076.861 motos.
O alto número de motocicletas pode ser justificado pela economia que a mesma possui quando comparada com carros e outros veículos. Além da agilidade em enfrentar os grandes centros urbanos que sempre estão congestionados e caóticos.
Tendo isso em vista, é sempre bom relembrar dicas de uma direção defensiva para motociclistas. Dessa forma, a segurança prevalece, tanto para os que preferem as duas rodas, quanto a dos demais indivíduos da via.
Direção defensiva para motocicletas
Ponto cego
A circulação entre carros e faixas, e principalmente as ultrapassadas são ações perigosas que devem ser realizadas com o máximo de cuidado e segurança. Por isso, a primeira dica de direção defensiva para motocicletas é o ponto cego.
Tenha a certeza que o retrovisor está ajustado de maneira correta para que o seu campo de ponto cego seja o menor possível. Além disso, só faça essas manobras quando tiver certeza de que é seguro.
Distância entre veículos
A distância entre veículos deve ser respeitada não somente entre carros. A regra também vale para motocicletas.
A importância de se manter uma distância segura está relacionada ao fato de que, se o veículo a sua frente parar de forma inesperada, você precisa de uma quantidade ideal de distanciamento para frear de forma segura sem causar acidentes.
Farol
Todas as motos que circulam em via pública devem por lei estar com o farol ligado, mesmo que durante o dia. Além da multa pela infração causada, motos com faróis desligados podem atrair acidentes mais facilmente, já que sua presença pode ser despercebida.
Buzina
Não há como pensar em moto sem relacionar com a buzina. O item de segurança serve para alertar aqueles ao seu redor da sua presença. Porém, o uso excessivo da mesma pode causar irritabilidade aos outros motoristas bem como atrapalhar o trânsito. Então, nesse tópico, a dica de direção defensiva é: use a buzina com cautela e moderação.
Veja também: Lavagem de motocicletas, prática pode trazer prejuízos ao motor
Correntes de ar
Dirija pensando em você e nos outros! O ditado se refere às ações de segurança que você deve tomar não só relacionadas a si, mas também a aqueles que estão ao seu redor. Em vias expressas veículos mais longos como caminhões e ônibus em alta velocidade podem gerar correntes de ar, que quando passam por uma motocicleta, podem desestabilizá-la.
Então tome cuidado nessas situações. O melhor a se fazer é reduzir a velocidade e ganhar distância dos veículos.
Manutenção e segurança
Segurança nunca é demais! Então não se esqueça de usar equipamentos ideias para uma pilotagem segura, como capacetes, luvas, roupas adequadas e tênis.
Outro ponto de destaque quando se trada de direção defensiva para motocicletas é a manutenção. Lembre-se, manutenção preventiva é mais barata quando comparada com manutenções corretivas. Além do custo menor, a manutenção em dia previne possíveis acidentes.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.