Dicas certeiras para valorizar seu carro usado na hora de revender
Veja como é possível valorizar o carro usado para conseguir um bom valor no momento de uma revenda. Confira as dicas.
Com a valorização dos veículos em alta, muitos optam por revender o carro usado com a intenção de render algum lucro em cima da comercialização. No entanto, de acordo com o nível de conservação, o preço do carro pode variar. Dito isso, veja algumas dicas para valorizar seu carro usado para realizar uma boa venda.
Venda seu carro usado pelo melhor preço: veja dicas de como valorizar
Não é mistério para ninguém o alto valor dos veículos no mercado nacional. O preço elevado não é uma exclusividade dos veículos 0 km, pelo contrário. Os seminovos e usados também contam com preços elevados.
Tanto que esse ano, o preço do Imposto de Propriedade Veicular, o IPVA 2022 ficou mais caro, devido os últimos reajustes dos modelos.
Diante desse cenário, muitos proprietários aproveitam a situação para revender o carro usado, com a intenção de gerar algum lucro em cima da venda, tendo em vista a diferença de preço no momento da compra tempos atrás e o valor que o mesmo veículo possui hoje.
Porém, é possível realizar uma venda ainda mais vantajosa, caso siga algumas dicas que te ajudarão a valorizar ainda mais o veículo. Veja quais são elas:
Documentação deve estar em dia
A primeira dica é verificar a documentação do veículo. Confira se não há alguma irregularidade, falta de pagamento de tributo pendente, como IPVA e licenciamento ou quaisquer outros erros que possam atrasar a venda do modelo.
Dessa forma, ao repassar o carro, a etapa de transferência acontecerá de forma mais prática e simples.
Mantenha as características originais dos modelos
Outro fator importante no momento da revenda é a preservação das características originais do veículo. Dessa forma, o aconselhável é evitar fazer modificações que percam as propriedades de fábrica do carro.
É certo que o mercado de acessórios automotivos dispõe de uma vasta variedade de customizações, porém, durante a revenda, tais mudanças não agregam ao valor final.
Ou seja, antes de anunciar o modelo, caso o veículo tenha sido adaptado de alguma forma, reverta o procedimento.
Manutenção e revisão devem estar em dia
Outro ponto que contará ao seu favor é a manutenção periódica do seu carro usado. Ao anunciar um veículo onde não há a necessidade de reparos por parte do novo comprador, irá lhe gerar pontos a favor.
Caso no momento de uma revisão de venda for constatado a algum defeito mecânico, o valor deverá ser subtraído do preço pedido pelo modelo.
Lembre-se de substituir os fluidos e filtros do carro no tempo correto. Além disso, não se esqueça de realizar a troca de óleo no período indicado pelo fabricante.
Outro fator importante é verificar com frequência as condições dos pneus. Se eles estiveram murchos ou mal calibrados podem prejudicar o alinhamento da suspenção bem como o balanceamento das rodas.
Ainda no tópico manutenção, é válido ressaltar a necessidade de ser um condutor prudente. Uma condução bruta pode gerar problemas mecânicos ao veículo.
Nesse sentido, a dica é evitar buracos, trocas de marchas brutas com solavancos e passar por quebra-molas em baixas velocidades.
Conserve a carroceria e mantenha a limpeza em dia para valorizar o carro
A carroceira é a primeira impressão que fica de um veículo. Dessa forma, é extremamente importante um maior cuidado. Dessa forma, evite arranhões e deixar o carro muito tempo estacionado embaixo do sol para evitar manchas.
Além disso, o indicado é sempre manter a limpeza em dia para que a sujeira impregnada não danifique a qualidade da tinta.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.