Dicas certeiras para diminuir os gastos com o combustível

Gastos com o combustível: preços começam a cair no 2º semestre de 2022. Mesmo assim, reduzir o consumo ainda é um desafio para o motorista

Após altas frequentes nos últimos quatro anos, os preços dos combustíveis finalmente começam a apresentar quedas neste segundo semestre de 2022. Mesmo assim, tornar-se mais eficiente e encontrar formas para reduzir o consumo da gasolina, do etanol ou do diesel prosseguem como um grande desafio para os motoristas brasileiros.

A boa notícia é que é possível reduzir o consumo de combustível em até 35% com práticas simples na direção, a começar pela própria escolha do seu próximo carro. Confira as dicas a seguir.

Diminuir os gastos com o combustível: 4 dicas certeiras para economizar

Ilustrativa

Para auxiliar com essas práticas, recorremos aos especialistas da LeasePlan, empresa que atua há mais de 50 anos no mercado global de car as a service – ou carro como serviço, proposta pela qual as pessoas, em vez de adquirir um veículo, recorrem a serviços de carros compartilhados ou por assinatura:

  1. Escolha carros mais econômicos e mais eficientes – Conforme apresenta o ranking anual do Inmetro, alguns veículos com menor consumo energético garantem uma maior autonomia do combustível. Existem modelos que chegam a fazer 12 km por litro na cidade.
  2. Mantenha a revisão em dia – Em se tratando de consumo, é essencial manter o carro em ordem. Por isso, filtro de ar, de combustível, velas, alinhamento, balanceamento e a calibragem dos pneus precisam estar em dia. No caso dos pneus, o ideal é que a calibragem seja feita uma vez por semana, de acordo com o que indica o manual do veículo. Assim como uma bicicleta com o pneu murcho, um carro com os pneus não calibrados faz mais esforço e, logo, consome demais.
  3. Tenha uma direção progressiva e segura – Para dirigir de forma segura e ritmada, é necessário que a condução não tenha aceleradas e freadas bruscas, sempre mantendo o ritmo do carro. O desempenho do carro é maior se o motorista deixar o veículo sem acelerar e engrenado. Além da direção progressiva, respeitar os limites de velocidade também é fator importante na redução do consumo de combustível – um carro a 100 km/h consome 20% mais do que um a 80 km/h, por exemplo.
  4. Não estique as marchas – O uso do câmbio deve ser suave. Mantenha a rotação do motor entre 1.500 rpm e,, 2.500 rpm. Para isso, tire o pé do acelerador. Pise até chegar a um quarto ou um terço do pedal do acelerador e, então, troque de marcha. Com isso, não há tanta alteração na rotação e o veículo consome menos.
  5. Use nossa calculadora para descobrir qual combustível é mais vantajoso na hora de abastecer: a nossa calculadora compara o preço do litro da gasolina e do etanol, além da eficiência de cada um deles, mostrando ao final qual é a opção mais econômica antes de encher o tanque. Clique aqui e faça o cálculo agora!

Pneus devem estar sempre calibrados (Foto: Pixabay)

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile