Dicas certeiras de como proteger a pintura do seu carro por muito mais tempo
Listão traz diversas dicas práticas e didáticas para que você aprenda como proteger a pintura do seu veículo com sucesso.
Este artigo ensina, de maneira prática e didática, como proteger a pintura do seu carro por um longo período, sobretudo durante o verão. Para isso, convidamos um especialista que vai trazer diversas orientações para esse processo. Acompanhe!
O que o sol pode causar no carro?
As altas temperaturas podem causar o desbotamento e a perda de brilho da pintura. Em paralelo, as famosas chuvas de verão e a sujeira acumulada provocam manchas permanentes e podem comprometer o acabamento do veículo.
“Manter a pintura do carro em boas condições durante o verão exige cuidados específicos, mas essas práticas podem prolongar a vida útil do veículo e preservar seu valor de mercado. Pequenas ações no dia a dia fazem toda a diferença para evitar prejuízos”, explica Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.
Leia também:
-
Você sabia disso? Manutenção dos cabos de comando das motocicletas requer muita atenção
-
Alugar carro ou fazer manutenção corretiva antes da viagem? Veja qual sai mais barato
Como proteger a pintura de carro que fica no sol?
Higienize o veículo regularmente e com os produtos corretos
O primeiro passo para proteger a pintura do veículo é manter a lavagem com frequência. Dessa forma, você remove sujeiras que, quando se acumulam com a ação do sol ou da chuva, causam manchas ou desgastam a pintura.
“É importante utilizar produtos específicos para veículos, pois detergentes comuns podem ser agressivos à pintura”, recomenda o superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.
Aplique cera protetora periodicamente
De maneira resumida, as ceras automotivas são responsáveis por formar uma camada protetora que ajuda a manter o brilho e a cor do automóvel. Ao mesmo tempo, reduzem os danos provocados pelos raios UV e pelas chuvas ácidas.
“Aplicar cera a cada dois meses é uma boa prática para manter a pintura sempre protegida”, orienta Furtado.
Evite estacionar em locais diretamente expostos ao sol
Por fim, e não menos importante, opte por uma vaga à sombra ou em regiões cobertas. “A exposição prolongada ao sol pode desbotar a pintura e ressecar partes do carro, como borrachas e plásticos”, finaliza o superintendente.
E você, costuma adotar outras medidas para proteger a pintura do seu veículo? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Veja 5 opções de carros de luxo e com manutenção barata: dá para pagar de “patrão”