Tags

Notícias

Veja dicas para comprar um carro recuperado de financeira

Créditos: Foto: Divulgação
6 agosto, 2019
Da Redação, com assessoria

Os valores mais baixos de carros recuperados de financiamento são atraentes à primeira vista, mas sempre há dúvidas se este é um bom negócio. Eles são veículos que um dia foram vendidos, normalmente, por empresas especializadas ou concessionárias e financiados por alguma instituição financeira. Por isso, em caso de não pagamento por parte do comprador, o banco pode recolher o veículo de forma judicial.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Legalmente, o carro financiado não é de propriedade integral do comprador até que ele quite a dívida com o seu credor. Quando um veículo é financiado, o comprador possui a chamada posse direta, enquanto paga suas prestações. Por isso no documento consta a informação “alienação fiduciária” e o nome do banco que realizou o financiamento. Durante o período do contrato, o veículo fica alienado ao banco. Caso o comprador não pague as parcelas, a instituição financeira pode recolhê-lo e vendê-lo por preços menores, com a intenção de recuperar o valor emprestado.

Por isso é possível achar veículos recuperados com preços abaixo da tabela. Para ajudar no processo, o feirão Auto Show, classificado automotivo presencial, separou algumas dicas para auxiliar o comprador a esclarecer algumas dúvidas.

Carro recuperado de financeira: vantagens

Os carros recuperados de financiamento possuem valores geralmente de 30% abaixo do valor de mercado, o que torna a compra atraente. Em alguns casos de modelos menos procurados, como carros grandes, os descontos podem chegar a 50%.

LEIA MAIS: Filme novo nos cinemas: veja os veículos utilizados na franquia Velozes e Furiosos

BMW lança i3 BEV Full no Brasil por R$ 238 mil

Vale lembrar que os carros adquirido de financeiras, embora não tragam esta informação no documento, sempre terão esse dado no histórico do carro, que é registrado junto ao Detran e atrelado ao chassis do carro. No entanto, eles não têm relação com veículos sinistrados comprados de seguradoras ou recuperados de roubo.

A vantagem dos carros recuperados, além do preço mais em conta, é que eles não apresentam qualquer problema ou dano mecânico.

Desvantagem

É importante saber que o preço mais baixo em relação ao mercado também irá acompanhar o veículo numa futura venda. A informação de que o carro foi recuperado de financiamento sempre irá constar no histórico do veículo no laudo cautelar.

Na maioria dos casos, as financiadoras já providenciam o laudo cautelar, caso o contrario o feirão Auto Show recomenda que o laudo seja realizado.

Financiamento e seguro

Segundo o Auto Show, é possível financiar normalmente esses modelos. O seguro também pode ser feito sem problemas, mas o valor da indenização pode ser menor em caso de roubo ou sinistros, por conta do preço de tabela mais baixo que o dos demais automóveis.

Na galeria, confira os carros testados pelo Garagem360.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.